Dando continuidade aos nossos posts sobre medicamentos, hoje decidi falar de um remédio bem famoso entre aquelas pessoas que possuem dor de garganta, inflamação, febre e vários outros, o Nimesulida. Vale lembrar que nós do TriCurioso temos como objetivo lhe informar o máximo possível sobre tal medicamente, mas é importante ressaltar que não apoiamos e nem aconselhamos que você realize auto-medicação, pois o uso do remédio pode acarretar em problemas mais sérios sem a instrução correta. Consulte um médico. 

A Nimesulida nada mais é que um anti-inflamatório e analgésico que tem como função aliviar vários tipos de dor como dor de garganta, dor de cabeça ou dores menstruais, por exemplo. O medicamento também pode ser indicado para pessoas com inflamação ou febre. Ele pode ser encontrando para comprar em capsulas, gotas, comprimidos, granulado, supositórios ou pomada, lembrando que ele não pode ser dado a crianças, já que ele é contraindicado para menores de 12 anos (Capsulas, Comprimidos e Granulado).  Este tipo de medicamento pode ser encontrado em farmácias com outro nome como Cimelide, Nimesubal, Nisulid, Arflex ou Fasulide.

para que serve a nimesulida

Para que serve?

Como citado acima, a Nimesulida é indicado para o alivio da dor aguda como dor de ouvido, garganta ou de dente e dor provocada pela menstruação. Caso você compre a versão em gel ou de pomada ele também pode servir para aliviar dor em tendões, ligamentos, músculos e articulações devido a traumatismos.

Como usar?

Bom, como este remédio possui várias versões, seu modo de uso pode ser variado. Lembre-se, antes de tudo consulte um médico. Confira:

  • Comprimidos e cápsulas: Tomar 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas e após as refeições;
  • Comprimidos dispersíveis e granulado: O medicamento deve ser dissolvido em 100ml de água, de 12 em 12 horas e após as refeições;
  • Gel dermatológico: Neste caso ele deve ser aplicado até 3 vezes ao dia na região que a pessoa tem dor durante 7 dias;
  • Gotas: Caso você compre o remédio em gotas é recomendado administrar uma gota por 1 kg de peso, duas vezes ao dia;
  • Supositórios: Os supositórios podem ser administrado de 8 em 8h em crianças a partir de 1 ano;

Efeitos colaterais

Bom, mas nem tudo são rosas, né meu amigo? Este tipo de medicamento pode acabar afetando o fígado e por esse motivo os médico só o indicam para ser usado por um curto período de tempo. Além disso, outros efeitos colaterais que podem aparecer são: diarreia, perda de apetite, náuseas, cansaço, sensação de falta de ar, fezes escuras e icterícia, entretanto a ocorrência destes efeitos não é comum. Caso você tome o remédio (Capsula, comprimidos e granulado) antes de alguma refeição, você pode acabar sentindo uma dor no estômago.

para que serve a nimesulida 1

Contraindicações

Aqui temos uma parte muito importante: As contraindicações, ou seja, o que tiver aqui não pode fazer o uso do medicamento de jeito nenhum. A Nimesulida em forma de comprimidos, cápsulas ou granulado está contraindicada para uso em crianças, só devendo ser administrada a partir dos 12 anos. Mulheres que estão grávidas ou em fase de amamentação também devem evitar o uso do medicamento. Vale lembrar que ele também é contraindicado a qualquer pessoa que possua alergia a um dos componentes do remédio, úlcera no estômago, com hemorragia no trato gastrintestinal ou com insuficiência cardíaca, por isso é importante sempre ir a um profissional para que assim você possa ser bem instruído.

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀