Muito se fala que o cão é o melhor amigo do homem, e que, em contrapartida, gatos sempre foram antipáticos e insensíveis. Bom, com uma expressão dessas, não é difícil concordar com os estereótipos, não é mesmo?

os gatos sao carrancudos por natureza tricurioso grumpy cat

Bem devagar e doloroso EU JURO!

Bom, talvez pelo estereótipo que os felinos carregam, as pessoas tenham uma certa resistência em confiar nos bichanos. Sim, existem gatos hostis, assim como cachorros, e mesmo nós, seres humanos, podemos ficar agressivos diante de ambientes e situações hostis frequentes, é uma reação e até um modo de sobrevivência aos perigos dos meios aos quais estamos sujeitos. Porém, a realidade se mostra muito diferente quando procuramos conferi-la com nossos próprios olhos. Um fato é que todo bichinho, quando bem cuidado, procura manifestar sua gratidão por meio de suas atitudes.

os gatos sao carrancudos por natureza gato carinhoso03

Por exemplo, os gatos manifestam seu amor às pessoas e demais animais fazendo coisas como:

  • Ronronar perto de você. Quando ele arruma um canto e se deita ao seu lado ou em seu colo e começa a ronronar, ele quer que você perceba que está muito contente em ter você presente;
  • Dar “presentes” aos donos. É uma das maiores representações de afeto dos gatos. Ele traz brinquedos, bolinhas, ou mesmo presas caçadas por ele;
  • Recebendo você após um longo tempo. Presenciei isto várias vezes após ficar longe da minha gatinha, Nina, ela se deita, esfregando as costas no chão e mostrando a barriga quando chego após alguns dias de viagem.
os gatos sao carrancudos por natureza carinhoso nina

Eu e minha gata Nina, metralhando você com fofura.

  • Encostar a cabeça em você. É uma forma carinho muito charmosa. Nesta parte de seu corpo, o gato tem glândulas que deixam seu cheiro. Usam isto também como modo de “marcar território” no dono;
  • Lamber. A Nina também faz muito isso, até em momentos em que estou fazendo minhas atividades cotidianas. Ela lambe minha camisa, braços, mãos, o que puder, até mesmo os pés (e às vezes ela também morde, quando não dou atenção hahahaha). Isto é também válido entre os próprios gatos, e denota um instinto de mãe, de cuidado.

Outra das questões que diferem gatos de cachorros é que gatos não sentem a mesma “necessidade” de mostrarem empatia toda hora com seus donos, como boa parte dos caninos, que parecem ter uma alegria ligada na tomada a 220v. Gatos são muito “8 ou 80”, ou eles querem ou não querem algo, seja carinho, comida, dormir, etc, e não adianta querer forçar a barra: gatos não conseguem fazer algo por “obrigação”. Comparados aos caninos, gatos tem uma certa autonomia sobre suas vontades (não é raro ouvir sobre casos de gatos que somem da casa de seus donos “sem razão alguma”, mesmo sendo bem tratados). Eu mesmo, já tive uma gata que sumiu de casa, e apareceu somente semanas depois.

os gatos sao carrancudos por natureza gato carinhoso

Quanto à empatia, gatos realmente são muito difíceis de se conquistar. Porém, quando percebem a sua bondade, vão aos poucos se tornando cada vez mais companheiros e até começam a fazer questão da companhia de quem os agrada.

os gatos sao carrancudos por natureza carinhoso gato

Bom, e quem não gosta de um mimo, não é mesmo? Ainda tá desconfiando? Confira este vídeo aqui e tire suas próprias conclusões:

E aí, curtiu? Compartilhe com seus amigos e amigas, quem sabe eles não queiram adotar um bichano para a família? 🙂