Acredite ou não, mas existe um líquido cujo complicado nome é perfluorocarbono onde é totalmente possível respirar! Isso mesmo, através dele é possível nadar e mergulhar sem preocupações.

Como bem sabemos, seres humanos assim como diversos outros animais são simplesmente incapazes de respirar embaixo d’água, isto porque não conseguimos obter oxigênio da água que penetra em nossos pulmões já que nossa espécie não está preparada e nossos órgãos não possuem esta função ao contrário de peixes, baleias, golfinhos e toda a vida marinha em geral. Porém, tudo munda quando falamos de um composto químico descoberto recentemente onde é possível respirar exatamente como se fosse oxigênio puro, como dissemos acima seu nome é perfluorocarbono.

Este composto é derivado de um hidrocarboneto onde o hidrogênio é substituído por átomos de flúor. Sua estabilidade química é muito grande e é capaz de absorver gases, assim funcionando com extrema eficiência em aparelhos de refrigeração, impermeabilização, recipientes para micro-ondas e, principalmente, para a medicina. Este líquido é utilizado desde os anos 60 para tratar problemas de pulmão, cirurgias oculares e até mesmo para substituir líquido amniótico em fetos. Agora, falando de suas propriedades relacionadas a respiração, você se lembra da cena do filme ‘O Segredo do Abismo’ de 1989 onde o personagem de Ed Harris mergulha um rato em um líquido a base de perfluorocarbono onde ele simplesmente continua respirando? Esta foi, sem sombra de dúvidas, a cena mais famosa do longa-metragem.

perfluorocarbono liquido respiravel tricurioso 2

Da mesma forma como ocorre no filme, o conceito de respirar líquidos tem sido estudado para poder ser aplicado a mergulhadores que exploram as profundezas, isto porque se estes profissionais puderem respirar este perfluorocarbono, não há perigo de síndrome de descompressão. As pesquisas apontam que um mergulhador utilizando o líquido ‘mágico’ poderia alcançar mais de 900 metros de profundidade sem nenhum medo. Inclusive, ele poderia ficar até 20h respirando sem nada de mal acontecer. Porém, até o momento tudo continua apenas no âmbito laboratorial sendo pesquisado, mas não perca as esperanças já que o líquido é extremamente promissor e existem planos de utiliza-lo até mesmo em missões espaciais!

perfluorocarbono liquido respiravel tricurioso

Incrível, não acha? Comente!