Conhecida e amada por muitos, esta bebida é especialmente popular na Rússia e inclusive, nosso amigo Rômulo escreveu sobre o dia em que os russos ficaram sem ela. Já sabe de quem eu estou falando? Afinal, como é feita a vodka?

Pois bem, a vodka é um destilado feito a partir do arroz, cevada, milho, trigo, centeio, ervas, figos ou até mesmo batata, tudo depende de seu país de fabricação e como você já deve estar imaginando, o sabor varia dependendo do ingrediente. Em geral, ela possui um teor alcoólico de 40%, porém também é algo que varia de local para local. Por exemplo, na União Europeia o mínimo de teor alcoólico da vodka é de 37,5% enquanto na América é de 37%. Muito semelhante a fabricação do whisky com o diferencial de ser destilada a altas temperaturas para, após, passar por um processo de filtragem química utilizado para neutralizar os aromas provenientes dos cereais. Além disso, também existe a adição de água durante a produção.

como feita vodka tricurioso

Quando passam pelo processo de fermentação de algum dos ingredientes já mencionados, é gerado um líquido chamado mosto cuja concentração alcoólica é bastante baixa em comparação ao produto final, sendo de 6% a 8%. Após, esse mosto é destilado e retificado para que as impurezas sejam deixadas para trás. Esse processo é repetido inúmeras vezes até que a bebida chegue a cerca de 90% de teor de álcool para então ser misturada em água e chegar a média de 40% esperada. Após alcançar este resultado, a bebida passa por diversas etapas de filtração e purificação novamente para então, sendo extremamente pura, sem odor e com alta concentração de álcool, ser envasada e vendida.

Você conhecia este processo? Comente!