Você é destro ou canhoto? Apesar da maioria das pessoas que eu conheço escreverem com a mão direita, conheci diversas que faziam o processo contrário ao escrever com a mão esquerda e sempre fiquei confusa. Afinal, q que define alguém ser destro ou canhoto?

Recentemente um estudo foi realizado na Universidade Ruhr de Bochum na Alemanha e publicado na revista Elife descobriu a verdadeira razão pela qual alguém é definido como destro ou canhoto. Segundo este estudo esta propensão é definida ainda no útero e sua causa não tem relação com o cérebro, mas sim com a medula espinhal. A descoberta alega que nas 8 primeiras semanas de gestação já é possível perceber diferenças genéticas que são marcadas entre as mãos esquerda e direita. A forma expressa pelos genes da medula espinhal responsáveis pelo controle dos movimentos das pernas e braços são diferentes para cada grupo.

o que define alguem ser canhoto ou destro tricurioso

Desde os anos 80 a comunidade científica já tem a informação de que a preferência por utilizar a mão esquerda ou direita se desenvolve no útero, isto porque a partir do 13º dia após o nascimento os bebês já possuem capacidade de escolher entre sugar o polegar direito ou esquerdo. Os movimentos dos pés e mãos das crianças é controlado pela medula espinhal que coordena o movimento através de instruções do córtex cerebral. Porém, essas partes do corpo não são comunicadas nos estágios iniciais de gestação, logo é possível deduzir que a capacidade de usar uma mão ou outra é determinada apenas  na medula espinhal.

Muito interessante, não acha? Comente!