Dor faz parte de nosso dia-a-dia, seja nas costas, de cabeça, em algum músculo ou qualquer outro tipo. Isso constantemente nos faz recorrer a medicamentos analgésicos para, assim, sobrevivermos a mais um dia. Porém, se eu te contasse que segurar as mãos da pessoa que ama alivia a dor você acreditaria?

É isso que afirma um estudo realizado pelas universidades de Haifa e Colorado que destacam a grande importância do contato humano. Segundo os resultados deste estudo, apenas segurar a mão de quem você ama pode ser mais eficiente do que qualquer remédio. Para chegar a esta conclusão foi estudado um fenômeno conhecido como sincronização interpessoal onde os casais românticos se tornam um espelho onde devem imitar um ao outro, o interessante é que este espelhamento se manifesta até mesmo em sintomas biológicos. Participaram da pesquisa 32 casais que possuem um relacionamento estável possibilitando que fosse observado um fato curioso.

origem dia dos namorados tricurioso

Quando os casais estavam unidos, seus ritmos respiratórios e cardíacos acabavam se sincronizando e isso aumentou quando se abraçaram ou deitaram lado a lado. Porém, quando um membro sentia dor em seu braço, a sincronia mudava e só era restaurada quando o parceiro sem dor pegava a mão do que estava sofrendo. Este ato causou a sensação de alívio e restabeleceu o equilíbrio. É claro, muitos fatores psicológicos podem estar envolvidos em toda estra troca, porém foi comprovado que tocar a pessoa amada ativa diretamente os créditos de recompensa do cérebro e traz uma sensação maravilhosa.

Incrível, não acha? Comente!