Se você, assim como eu, costuma baixar arquivos compactados com uma certa frequência, provavelmente já está familiarizado com o WinRAR, o software utilitário de arquivamento de arquivos mais popular do mundo. Esse programa é um daqueles do tipo “teste antes de comprar” no qual ele oferece uma avaliação gratuita de 40 dias antes de te enviar inúmeras mensagens para te lembrar de comprar uma licença para continuar usando. Mas, como qualquer usuário regular já sabe, quando esses 40 dias acabaram nada realmente acontece. O software não deveria simplesmente parar de funcionar?

Apesar de ter que lidar com um chato lembrete pop-up sobre a compra de uma licença que aparece toda vez que você abre o programa, você pode continuar usando o WinRAR praticamente para sempre e por incrível que pareça, a empresa desenvolvedora do software está bastante satisfeita com isso. De fato, essa estratégia incomum de negócios do WinRAR é exatamente um dos fatores que ajudam a manter o software com uma grande relevância no mercado desde 1995.

Provavelmente você está agora se perguntando: “tá, mas como o WinRAR fatura alguma grana desse jeito? Bem, basicamente explicando, o WinRAR ganha dinheiro sim, mas com empresas, não com usuários domésticos individuais. As empresas que fazem uso do WinRAR acabam tendo um incentivo maior para realmente obter seu software legalmente, de modo a evitar sanções ou processos judiciais. Essas grandes compras corporativas proporcionam à empresa muito mais dinheiro do que as pessoas que compram para um computador doméstico.

por que ainda e possivel usar o winrar mesmo apos o fim do teste de 40 dias 1

A tal mensagem de alerta.

Além disso, ao permitir que usuários domésticos acessem seu software gratuitamente, o WinRAR mantém o seu produto relevante e com uma ótima avaliação no mercado da informática. De fato, embora tenha ganhado uma reputação como “nagware” por causa de seu constante lembrete pop-up sobre o licenciamento, o modelo de negócios experiente dos desenvolvedores deu tão certo que também ajudou a dar ao software uma vida útil extremamente longa.

É importante destacar que outros softwares com funções semelhantes e totalmente gratuitos estão disponíveis aos montes na internet. Mas mesmo assim, o WinRAR continua sendo o mais procurado pelos usuários, comprovando o sucesso do modelo de negócios de seus criadores.

Você já se irritou com a janela pop-up do WinRAR? Comente!