Se você gosta daquelas cidades pequenas do interior que geralmente possuem um número muito baixo de moradores, talvez seja a hora de providenciar o seu visto americano. Monowi é uma cidade do estado do Nebraska cuja população se resume a apenas 1 habitante. De acordo com dados do último censo dos EUA que foi realizado em 2010, Monowi é a única cidade no país que conta com apenas um residente.

Como é a única pessoa que vive em Monowi, Elsie Eiler, de 84 anos, é prefeita da cidade, escriturária, tesoureira, bibliotecária, dona de bar e tudo mais que surgir pela frente. Todos os anos ela expõe um cartaz anunciando a chegada das eleições para prefeito na qual ela vota em si mesma, obviamente.

conheca monowi a cidade que possui apenas um habitante 1

Elsie, a única moradora do lugar.

Por ainda se tratar de uma cidade, apesar do número “baixíssimo” de moradores, uma lei federal americana também exige que ela elabore anualmente um plano de estradas municipais para garantir o financiamento estatal e pague 500 dólares em impostos para manter a água e a eletricidade ligadas. Ela também faz a papelada necessária para manter o status de cidade a Monowi e impedir que ela se torne uma cidade fantasma.

“Estou feliz aqui. Cresci aqui, estou acostumada com isso e sei o que quero pra mim”, disse Elsie em uma entrevista à BBC.

Na década de 1930, Monowi servia de parada na Estrada de Ferro Elkhorn e uma população “agitada” de 150 pessoas foi o seu auge. Além disso, a cidade tinha três mercearias, vários restaurantes e até uma prisão. Eiler foi criada em uma fazenda na periferia da cidade e conheceu seu marido Rudy na escola primária. Depois de se formar no ensino médio, Rudy se alistou na Força Aérea dos EUA.

conheca monowi a cidade que possui apenas um habitante 2

Poucas construções restaram na localidade.

Eiler casou-se com Rudy aos 19 anos e eles criaram dois filhos em Monowi. Em 1971, o casal decidiu reabrir um bar que pertencera ao pai de Elsie. No entanto, quando o bar em Monowi foi reinaugurado a pequena cidade começou seu declínio. Depois da Segunda Guerra Mundial, as economias rurais entraram em colapso em todo o Meio-Oeste e comunidades inteiras começaram a desaparecer do coração dos EUA.

Em 1960, a igreja local realizou seu último funeral, justamente para o pai de Elsie e, entre 1967 e 1970, os correios e o único supermercado restante foram fechados. A escola fechou as portas em 1974. Em meados dos anos 70, os dois filhos de Eiler se mudaram para encontrar trabalho, e em 1980 a população da cidade despencou para 18. Vinte anos depois, Rudy e Eiler eram os únicos moradores do local, até Rudy falecer em 2004.

conheca monowi a cidade que possui apenas um habitante 4

Vista panorâmica da “cidade”.

No entanto, Eiler não vive tão sozinha assim. Ela frequentemente recebe em seu bar visitas de moradores de cidades vizinhas e turistas, que afirmam que ela faz os melhores hambúrgueres e batatas fritas da região. Se os visitantes já estiverem de barriga cheia, não tem problema! Eles podem relaxar ao ler um livro na biblioteca que Elsie também gerencia.

conheca monowi a cidade que possui apenas um habitante 3

Elsie e os clientes de seu bar.

Por causa de sua peculiaridade, Monowi virou ponto turístico e atrai vários turistas de todos os lugares que desejam tirar uma foto ao lado do número um na placa de boas-vindas da cidade.

Lugar tranquilo, não é mesmo? Deixe o seu comentário!