Cientificamente chamada de Cynara scolymus, a alcachofra é uma planta que se originou na Europa e é conhecida pelo seu amplo uso na alta gastronomia. O chá de alcachofra já era usado milhares de anos atrás pelos antigos gregos e romanos, e continua a ser um remédio viável para várias condições de saúde atuais.

O sabor do chá de alcachofra é inesperadamente agradável, possuindo um sabor doce e suave. Além disso é muito fácil de ser preparado, basta ferver 1 xícara de chá de água com 1 colher de sopa de folhas de alcachofra por aproximadamente cinco minutos. Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse vegetal, que tal conhecer os benefícios de seu chá?

Ajuda no tratamento de doenças hepáticas

Estudos descobriram que o chá de alcachofra é capaz de promover uma limpeza no fígado e reduzir a toxicidade no corpo, o que pode ajudar o metabolismo do corpo reduzir a pressão sobre o sistema imunológico. Por causa de sua ação benéfica no fígado, ele pode até ajudar a amenizar as consequências maléficas do alcoolismo.

Promove a saúde do coração

Este chá é conhecido por ajudar a reduzir a pressão arterial e os níveis gerais de colesterol, o que pode prevenir doenças como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

Contribui para a perda de peso

Por causa de suas características diuréticas, o chá de alcachofra é indicado para quem deseja perder peso. Ele auxilia o corpo a livrar o excesso de gordura devido ao aumento da produção da bile, além de evitar a retenção de líquidos ao eliminá-los diretamente na urina.

quais sao os beneficios do cha de alcachofra 1

Combate a má digestão

Por ser suave e reconfortante para o estômago, esse chá pode contribuir até mesmo na recuperação do apetite. Ele também fornece bactérias saudáveis ​​para o seu estômago e nutrientes essenciais para toda a flora intestinal.

Fique atento aos possíveis efeitos colaterais!

Apesar dos benefícios do chá de alcachofra, existem algumas considerações a serem feitas sobre o seu uso. Pessoas alérgicas podem ter reações adversas à concentração de seus ingredientes ativos. Gestantes e lactantes também não devem utilizá-lo, pois ele pode reduzir a produção de leite. Pessoas com problemas na vesícula ou cálculos renais devem evitar esse chá, pois a utilização do mesmo pode exacerbar esses problemas. Se você não se enquadra em nenhum desses grupos apenas fique atento ao consumo máximo recomendado de três xícaras por dia.

Você já consumiu o chá de alcachofra? Deixe o seu comentário!