Quando se tem cães em casa é inevitável vê-los correndo atrás do próprio rabo, mas afinal, por que eles realizam este comportamento tão curioso?

Segundo a comunidade veterinária, os cães fazem isso por diversas razões e elas diferem de caso em caso. Inclusive, correr atrás do próprio rabo pode indicar problemas preocupantes para seu animalzinho. A razão mais comum é chamar a atenção do dono para ganhar carinho e um pouquinho de amor, isto porque o cão percebe que você presta atenção nele sempre que pratica a ação, assim tendendo a repeti-la para ser visto.

Além disso, tédio ou falta de estimulo ambiental também pode trazer esta corrida louca com um único objetivo. Por isso é muito importante ter objetos como bolinhas, bonecos, ossos e outros brinquedos focados no público canino para canalizar suas energias de caçador, assim auxiliando o pequeno a evitar toda a tontura e mal estar que pode sentir ao correr em círculos.

Cães correm atrás do próprio rabo

Por último, e esta é a razão mais grave, pode ser que seu cãozinho esteja com algum desconforto na região do ânus ou do rabo, pulgas, dermatites e inflamações na glândula para-anal podem ser muito incômodos e fazem com que o cão corra em círculos na tentativa de aliviar a dor, coceira e outros sintomas. Além disso, também é extremamente preocupante que seu amigo desenvolva este comportamento de forma compulsiva, existem inclusive cãezinhos que mordem e mutilam o próprio rabo em decorrência desta fixação. Caso isso comece a ocorrer, procure um especialista imediatamente para evitar que ele se machuque.

Seu cãozinho corre atrás do próprio rabo? Você já descobriu a razão? Caso suspeite de doença ou compulsão, não demore a procurar um veterinário. Lembre-se que a vida do seu amigo é de sua responsabilidade.