Seja pela internet ou na televisão, certamente você já viu um certo tipo de gato que não possui um único pelo no corpo. Mas afinal, por que existem gatos sem pelo? Vamos descobrir!

Sua história começa em 1966 em Ontário, no Canadá, quando em uma ninhada nasceu um pequeno gatinho sem nenhum pelo. Na ninhada seguinte, o mesmo aconteceu. Esses primeiros pequeninos começaram a cruzar com outros felinos e originaram uma nova raça cujo nome era Monn’s Cats (Gatos da Lua), porém em seguida o nome já foi mudado para ‘Canadian Naked’ (Nu Canadense) para, atualmente, ser batizada de Sphynx.

Com o tempo diversos criadores de animais se interessaram pela excêntrica e adorável raça, assim trabalhando em cruzamentos para fixar as características dos felinos. Em 1970 a Cat Fanciers’ Association (CFA) permitiu um estatuto provisório de raça ao Canadian Naked, porém no ano seguinte este reconhecimento já foi retirado em função dos problemas de saúde e dificuldades de criação que os pequeninos tinha. Nesta época, acreditava-se que o gene associado à ausência de pelo era algo letal e esta primeira linhagem começou a desaparecer.

por que existem gatos sem pelo tricurioso 1

Foi só em 1975 que o Sphynx que conhecemos hoje nasceu quando Milt e Ethelyn Pearson, agricultores, descobriram um novo gatinho sem pelos em uma ninhada de Jezabelle, sua felina de estimação. Na época, este gatinho foi chamado de Epidermis – epiderme em inglês. O pequenino foi vendido junto com seu outro irmão Dermis – derme – para uma criadora no Oregon chamada de Kim Mueske que os utilizou para renascer a raça. Também ouve outra especialista chamada Georgina Gattenby que trabalhou com a linhagem dos Pearson ao utilizar gatos vermelhos para fortalecer seus genes, assim tornando a linhagem muito mais saudável e duradoura.

Agora, a raça havia sido finalmente batizada de sphynx – que significa esfinge – em função da semelhança dos pequeninos com a grande esfinge de Gizé, no Egito. Porém, só em fevereiro de 1998 que o CFA aceitou o registro da raça, o que potencializou seu desenvolvimento, fazendo com que nos anos 2000 houvessem 120 sphynx cadastrados na associação, tornando a raça a 33º do rank dentre as 40 conhecidas. Você conhecia esta história? Comente!