Curiosidades, História

Você sabia que a Fanta foi inventada na Alemanha Nazista?

Você sabia que a Fanta foi inventada na Alemanha Nazista?

A Fanta é para muitos o melhor refrigerante do mercado. Em qualquer lanchonete que você vá, ainda que pequena, muito provavelmente terá algumas latas e garrafas dessa deliciosa bebida expostas no refrigerador. Mas você sabia que a Segunda Guerra Mundial foi o que ocasionou a criação desse refrigerante na Alemanha Nazista? Se você ficou curioso com essa informação, continue lendo esse post para descobrir a origem da Fanta.

A Coca-Cola estava crescendo rapidamente na Alemanha e no resto da Europa nos anos anteriores à guerra. Entre 1933 e 1939, o número de caixas de coca vendidas na Alemanha Nazista aumentou de cerca de 100.000 para 4,5 milhões por ano, e 50 fábricas foram construídas para atender à toda essa demanda. A marca era tão popular que até se tornou um dos patrocinadores oficiais das Olimpíadas de 1936 em Berlim, evento amplamente conhecido por servir de propaganda para Hitler.

Mas depois do início da guerra, em 1939, tornou-se cada vez mais difícil transportar os ingredientes necessários para fabricar a Coca-Cola nas fábricas alemãs, devido a vários embargos às importações na Alemanha Nazista. É importante destacar que os principais xaropes utilizados na fabricação do refrigerante eram todos provenientes dos Estados Unidos. Por causa disso, a produção de Coca-Cola foi encerrada na Alemanha durante a guerra. Max Keith, o chefe da empresa na Alemanha, não queria se dar por vencido completamente, então reuniu alguns ingredientes prontamente disponíveis em território alemão para produzir um refrigerante local.

Diretores da Coca-Cola anunciando o lançamento da Fanta.

A receita basicamente incluía restos e sobras de vários processos industriais. O soro de leite que era usado em fábricas de laticínios e pedaços de várias frutas, principalmente maçãs, provenientes das fábricas de prensagem de frutas eram adicionados aos muitos outros ingredientes para fazer a bebida que eles resolveram chamar de Fanta.

A Fanta laranja que conhecemos hoje só adquiriu esse sabor de frutas cítricas na década de 1950. A história por trás do nome do refrigerante também é muito interessante. Registros relatam que Fanta se originou da palavra alemã Fantastisch , que significa “fantástico”. O nome foi escolhido em colaboração com os diretores da Coca Cola nos EUA, que não ficaram impressionados com o produto e por causa disso achavam que era necessário uma palavra interessante para ter sucesso nas vendas.

Propaganda da Fanta na Alemanha.

A bebida logo se tornaria bastante popular entre o público alemão e, embora só tenha sido apresentada ao resto do mundo vários anos depois da guerra, permanece sendo uma bebida de grande sucesso comercial até os dias atuais.

Você se considera um apreciador de uma Fanta geladinha? Deixe o seu comentário!

Leia Também: