Os vagalumes, ou pirilampos, são insetos bastante populares pela sua capacidade de emitir uma luz fosforescente que costuma dar um toque “mágico” em locais escuros. Mas você já parou pra pensar por que eles brilham de tal maneira? Se você, assim como eu, sempre teve essa dúvida na cabeça, finalmente chegou a hora de matar a curiosidade.

Os vagalumes produzem uma reação química dentro de seus corpos que lhes permite brilhar, usando um tipo de produção de luz é chamado bioluminescência. O método pelo qual os vagalumes produzem luz é talvez o exemplo mais conhecido de bioluminescência. Quando o oxigênio combina com o cálcio, o trifosfato de adenosina e a luciferina química, a luz é produzida. Ao contrário de uma lâmpada, que produz muito calor além da luz, o brilho dos vagalumes é uma luz fria, sem muita energia sendo perdida como calor. Isso é necessário pois se o órgão produtor de luz do vagalume ficasse tão quente quanto uma lâmpada, os insetos não sobreviveriam à experiência.

Um vaga-lume controla o início e o fim da reação química e, assim, o início e o fim de sua emissão de luz, adicionando oxigênio aos outros produtos químicos necessários para produzir luz. Isso acontece no órgão de luz do inseto. Quando o oxigênio está disponível, o órgão de luz acende e, quando não está disponível, a luz se apaga.

por que os vaga lumes brilham 1

Os vagalumes brilham por várias razões. As larvas produzem brilhos curtos e são principalmente ativos à noite, embora muitas espécies sejam subterrâneas ou semi-aquáticas. Os vagalumes produzem esteroides defensivos em seus corpos que os tornam intragáveis ​​para os predadores. As larvas usam o brilho como um indicador de alerta. Já os vagalumes adultos possuem padrões únicos de brilhos para identificar outros membros de suas espécies, assim como diferenciar os membros do sexo oposto.

Vários estudos já demonstraram que as vagalumes fêmeas escolhem parceiros dependendo das características específicas do brilho masculino. Taxas de brilho mais altas, bem como o aumento da intensidade do flash, têm mostrado ser mais atraentes para as fêmeas em duas espécies diferentes desse tipo de inseto.

No entanto, é importante destacar que vagalumes adultos de algumas espécies não são luminosos e nem usam feromônios para localizar parceiros.

Insetos interessantes, não é mesmo? Compartilhe o seu comentário com a gente!