O Japão é conhecido por ser um país que sempre apresentou objetos com características bem peculiares e claro que uma construção urbana muito comum no cotidiano não poderia ficar de fora dessa. Originalmente construídos para uma exposição no ano de 1990, esses pontos de ônibus em forma de frutas sempre deram um toque bem colorido às ruas da cidade de Konagai.

A Exposição Internacional de Jardins e Verduras, como era chamada na época, foi realizada na cidade de Osaka entre abril a setembro de 1990. A feira atraiu mais de 23 milhões de visitantes durante seis meses e uma série de feiras de menor expressão, mas com os mesmos temas relacionados, também foram realizadas por todo o território japonês. Konagai, situada a leste de Nagasaki, decidiu embarcar nessa onda ao hospedar a pouco conhecida exposição “Nagasaki Journey”. A feira passou e as únicas relíquias remanescentes do evento são quatorze paradas de ônibus que foram construídas sob a forma de gigantes frutas ocas.

conheca os pontos de onibus japoneses que parecem frutas gigantes 1

Por ser um país muito seguro e sem grandes problemas relacionados ao vandalismo, as paradas se mantiveram bem preservadas até os dias atuais. Com todas ainda em funcionamento e em boas condições estruturais, as paradas de ônibus se tornaram uma atração turística da pequena cidade que antes era carente de atrativos para visitantes.

conheca os pontos de onibus japoneses que parecem frutas gigantes 2

Os quatorze pontos de ônibus assumem a forma de cinco frutas diferentes: melancia (3), morango (3), laranja (3), melão (3) e tomate (2). Elas foram as escolhidas pois representam os principais produtos agrícolas da região. A rota onde as paradas estão localizados é conhecida por ser uma zona livre da expansão urbana, o que ajuda a preservar o seu encanto essencial e a evitar problemas causados pelo desenvolvimento da cidade.

conheca os pontos de onibus japoneses que parecem frutas gigantes 3

Os pontos de ônibus não possuem partes móveis que possam ser quebradas e exigem pouca ou quase nenhuma manutenção, apenas uma limpeza como qualquer outro lugar público. No interior, as frutas gigantes apresentam um banco ao longo da estrutura interna da construção e com instalações circulares que serve como assentos.

conheca os pontos de onibus japoneses que parecem frutas gigantes 4

É justo dizer que os pontos de ônibus em forma de frutas de Konagai foram, e continuarão a ser, um sucesso absoluto, mesmo que surjam alguns obstáculos pela frente. Isso porque eles sobreviveram até ao surgimento de uma nova cidade, já que Konagai, juntamente com outras cidades pequenas da vizinhança se fundiram e se transformaram na cidade expandida de Isahaya. Desejamos vida longa à essas frutas gigantes!

Gostaria de ver um desses em sua cidade? Deixe o seu comentário! 😀