Ter um cachorro pode ser uma experiência muito prazerosa, não é mesmo? Um cão está sempre disposto a praticar alguma atividade e a se divertir com seu dono, além de tradicionalmente ser um companheiro fiel. Mas você sabia que além de tudo isso, pesquisas recentes descobriram uma correlação entre esses animais de estimação e a saúde física de seus donos?

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, revelou que possuir um cachorro pode reduzir o risco de morte ligado a doenças cardiovasculares. Os resultados foram provenientes do estudo de cerca de 3 milhões de cidadãos suecos com idades entre 40 e 80 anos. Todos os participantes foram observados por cerca de 12 anos e nenhum deles havia sido diagnosticado com algum tipo de doença cardiovascular no início do estudo. No final do experimento, alguns resultados surpreendentes foram constatados.

Além da redução do risco de morte por doenças cardiovasculares, os pesquisadores também observaram que as pessoas que viviam sozinhas com um animal de estimação tinham uma expectativa de vida mais longa do que as pessoas que não possuíam nenhum bichinho. O estudo constatou que as pessoas que viviam com animais diminuíram o risco de morte (causado por qualquer fator) em 33% e 11% delas reduziram o risco de desenvolver doenças cardiovasculares quando comparadas com os outros participantes da experiência.

voce sabia que possuir um cachorro pode te deixar mais saudavel 1

Com base nos resultados, os donos de cães admitiram praticar cerca de 4 horas de atividade física com seus animais por semana, o que inclui desde exercícios elaborados a simples brincadeiras com os pets. Cerca de 98% dos donos de cachorros que participaram do estudo também admitiram que seu animal de estimação encoraja a adoção de um estilo de vida mais saudável. No final das contas, toda essa prática pode diminuir o risco do surgimento de doenças cardíacas, colesterol, diabetes e hipertensão. A atividade física também pode melhorar a saúde muscular e óssea, bem como tratar problemas relacionados ao sono.

No geral, os estudos constatam que os cães e muitos outros animais de estimação motivam seus donos a se tornarem ativos. Por causa disso, essas pessoas acabam mantendo hábitos mais saudáveis e, como resultado, elas podem obter os benefícios de um estilo de vida proveitoso tanto para o dono quanto para o animal.

Você gosta de praticar atividades físicas com seu cachorro? Comente! 😀