Tomar um bom banho, principalmente em dias quentes, pode ser uma experiência prazerosa e revigorante. Além disso, o banho é importantíssimo para nosso corpo se livrar de impurezas e bactérias que afetam a nossa saúde, mas será que você realmente lava todas as partes do corpo que deveria?

Essas partes não são bem acessíveis, por isso acabam sendo ignoradas pela maioria das pessoas. Conheça quais são essas regiões para tirar um melhor proveito do seu banho na próxima vez que entrar debaixo de um chuveiro.

1. Seu umbigo

partes do corpo que voce provavelmente nao lava bem o suficiente 1

Pesquisadores descobriram mais de 1.400 tipos de bactérias diferentes quando analisavam os umbigos de quase 100 voluntários. Os cientistas usaram longos cotonetes para coletar bactérias que depois foram cultivadas em laboratório. Sem muita surpresa, os pesquisadores constataram que as pessoas que lavavam regularmente os seus umbigos com sabão tinham um número bem menor de bactérias do que as que não gostavam muito da limpeza na região.

2. A parte inferior dos seus pés

partes do corpo que voce provavelmente nao lava bem o suficiente 2

Essa parte é muitas vezes esquecida quando se está debaixo do chuveiro. Afinal de contas, água e sabão de todo o seu corpo estão deslizando lá embaixo, então eles deveriam ficar limpos, não é mesmo? Errado! A melhor maneira de deixar seus pés realmente e limpos é dar a eles um “banho próprio”. Mergulhe os pés em uma banheira de água morna e sabão, esfregue suavemente com uma pedra-pomes e massageie-os com alguma loção ao terminar. Você vai ver que isso é muito relaxante!

3. Suas unhas

partes do corpo que voce provavelmente nao lava bem o suficiente 3

Muito provavelmente você deve lavar as mãos várias vezes ao dia, mas você faz o mesmo com a região embaixo das unhas? Um estudo feito na Universidade Aston, na Grã-Bretanha, descobriu que bactérias prejudiciais estavam presentes em 24% dos cortes de unhas dos homens estudados e em 15% dos cortes de unhas da mulheres. É muito importante passar sabão debaixo das unhas depois de ir ao banheiro e até mesmo depois de tocar em carne crua, que também pode ser uma fonte de bactérias nocivas.

4. Seu couro cabeludo

partes do corpo que voce provavelmente nao lava bem o suficiente 4

Muitas pessoas até usam shampoo no cabelo, mas acabam não prestando muita atenção no couro cabeludo. A verdade é que o cuidado adequado com o couro cabeludo pode ajudar a evitar alguns problemas comuns, como coceiras e caspa. Seu couro cabeludo está cheio de glândulas sudoríparas que precisam ser limpas adequadamente e com frequência. Por isso, mãos à obra!

5. Atrás das suas orelhas

partes do corpo que voce provavelmente nao lava bem o suficiente 5

Por ser uma parte bem escondida, ela pode ser um reduto de bactérias, especialmente porque as glândulas sebáceas lá atrás liberam uma espécie de gordura para manter a pele úmida. Essa secreção também pode apresentar um cheiro ruim se não for limpa, então é bom ficar de olho.

Você já seguia algum desses passos? Deixe o seu comentário! 😀