Todos nós nos sentimos tristes às vezes, mas isso não significa necessariamente que estamos realmente sofrendo de uma depressão clínica. Apesar de todos os avanços feitos nos últimos anos com relação à divulgação de informações sobre a depressão, muitas pessoas ainda confundem esses termos a acabam levantando diagnósticos que muitas vezes são imprecisos e equivocados.

A tristeza é uma parte normal do espectro emocional humano. Geralmente ela é desencadeada devido à perda, desapontamento, problemas pessoais ou outras situações difíceis. Nestes casos, os sentimentos de tristeza costumam desaparecer relativamente rápido e a pessoa que antes estava triste pode continuar sua vida diária sem maiores problemas após um curto período de tempo. Uma pessoa pode até chegar a dizer que está se sentindo “deprimida”, mas se esse sentimento for passageiro e não impactar a vida em grande escala, provavelmente esse não é um caso de depressão.

qual e a diferenca entre tristeza e depressao 1

Já a depressão é uma doença mental que afeta gravemente o humor, a forma como a pessoa se vê no mundo e a maneira como ela se relaciona com as coisas ao seu redor. A depressão pode surgir até mesmo sem grandes motivos e pode durar por um longo tempo, por isso a busca por ajuda em seus estágios iniciais é fundamental. Essa condição é bem mais grave que a tristeza e mau humor comuns ao dia a dia. As pessoas que sofrem de depressão podem sentir-se inúteis e angustiadas de uma maneira irracional, tornado a situação mais complicada ao se concentrar ou tomar decisões.

Se você acha que alguém que você conhece está passando por depressão e precisa de ajuda, converse com a pessoa sobre suas preocupações. Certifique-se de que ela esteja pronta e disponível para se expressar em um ambiente confortável onde não se sinta pressionada. Pergunte como você pode ajudar. Diga à pessoa o que você percebeu e expresse preocupação genuína. Se a pessoa for receptiva, procure saber quais recursos estão disponíveis em sua comunidade e quais ações você pode fazer para fornecer ajuda e apoio iniciais. Lembre-se de ser sempre positivo, pois embora não seja possível controlar todos os aspectos da depressão, o pensamento otimista pode desencadear emoções que trazem conforto, alegria e bem-estar à pessoa que sofre com isso.

Vale lembrar que caso você esteja se sentindo mal, mesmo que tenha dúvidas entre tristeza e depressão, busque ajuda!

Sabia disso? Deixe o seu comentário!