Todos nós já passamos por essa experiência: você está mastigando um chiclete ou chupando uma bala de menta, pega um copo com água e ao tomar o primeiro gole e se surpreende com o fato da água ficar “gelada”, ainda que ela esteja em temperatura ambiente. Mas afinal, por que isso acontece?

Basicamente, isso é apenas uma ilusão térmica que acontece quando nossos receptores sensoriais são enganados por estímulos desencadeados pelo mentol, um composto orgânico encontrado em produtos com sabor de menta. Os receptores sensoriais são os grandes responsáveis pelo envio de informações (como a temperatura da boca) para o cérebro através de neurônios. O neurônio, por ser uma célula, possui uma membrana que é justamente o local que concentra minúsculas estruturas revestidas de uma proteína bastante sensível ao frio. Quando afetada pelo mentol, essa substância libera uma reação de tal forma que envia para o cérebro a informação errada sobre a temperatura exata da boca.

Mesmo depois de você cuspir a bala, chiclete ou pirulito, um pouco de mentol permanecerá no local e os neurônios sensoriais continuarão a ficar sensibilizados. Coisas simples como beber qualquer coisa que não esteja tão quente ou até mesmo respirar o ar ambiente fará com que os neurônios disparem essa reação novamente e o efeito do mentol fará sua boca parecer mais fria. Dependendo da concentração de mentol na composição do alimento, até mesmo uma bebida quente poderá provocar uma sensação estranhamente fria e refrescante.

por que as balas de menta deixam a boca fria 1

Esse aqui é para os fortes.

No entanto, se você prestar atenção, isso não ocorre apenas quando você ingere algo desse tipo. Aplicar mentol em sua pele, como através do uso de um gel de banho, faz com que sua pele fique fria e dormente. Em termos práticos esse é o mesmo efeito que ocorre na boca, só que no caso do gel o seu objetivo é tratar uma possível lesão cutânea.

Então, da próxima vez que você colocar uma bala de menta na sua boca, lembre-se de que embora possa ter um ótimo sabor e proporcionar uma sensação de frio, seu pobre corpo “entra em pânico” ao pensar que a temperatura está caindo drasticamente. Pelo menos, isso faz com que aquele gole de água se torne ainda mais refrescante.

Interessante, não é mesmo? Comente! 😀