Quem nunca teve azia? Segundo estudos, feitos por mim mesmo, é comprovado que todas as pessoas desse mundo já tiveram azia e vou te falar que isso não é uma coisa boa não, afinal quem gosta de sentir uma queimação na barriga ou peito? Brincadeiras a parte, eu nunca soube o porquê de nós sentirmos a azia, mas hoje decidi dar uma pesquisada e trazer o resultado aqui para vocês. Espero que gostem!

Para quem não sabe a azia é provocada pelo refluxo do ácido gástrico presente no estômago que inclusive é responsável por digerir os alimentos que consumimos. Esse ácido pode retornar, vindo do estômago, para o esôfago, em direção à garganta, o que acaba provocando a sensação desagradável de queimação (Queimação é pouco, tá mais pra vulcão que está entrando em erupção).

por que sentimos azia

Mas ela é causado pelo que? A azia pode ser causada pelo mal funcionamento de uma válvula também conhecida como esfíncter que tem como função se abrir para que o alimento possa passar do esôfago para o estômago. Quando esse alimento passa, essa esfíncter deve se fechar para que ele fique no estômago e com isso possa ser digerido pelos sucos gástricos e se ela não se fechar por completo o conteúdo do estômago pode voltar (refluxo) para o esôfago.

Também é comum as mulheres terem muita azia durante a gravidez isso porque durante esse período a placenta produz o hormônio progesterona que para quem não sabe provoca o relaxamento dos músculos do útero e também da válvula que separa o esôfago do estômago. Ter azia é um mal sinal? Depende, já que ter esta dor às vezes é totalmente normal, porém se você estiver tendo casos de azia recorrente, que esteja interferindo em sua rotina, pode se tratar de um problema mais grave e que mereça um cuidado especial. Vale lembrar que nesses casos sempre é recomendado consultar um médico para que ele possa de instruir.

por que sentimos azia 1

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀