Se você mora no litoral ou já foi passar uma temporada na praia, deve ter percebido que as construções não utilizam muito ferro na parte externa. Seja na hora de construir um portão ou nas sacadas dos apartamentos, por exemplo, optando sempre por alumínio ou outros materiais mais resistentes. Isso porque a maresia causa ferrugem e pode ser um grande problema a se enfrentar. Mas afinal, por que isso ocorre?

Caso você não saiba do que estou falando, a maresia é como uma fina névoa que pode ser vista na beira do mar ao olharmos para o horizonte. Ela é formada por bilhões de pequenas gotas de água do mar que ficam no ar sempre que uma onda chega a praia. Porém, como você já deve imaginar, não apenas de água essas gotículas são formadas já que no mar existem uma imensidão de sais. É em função deles que a maresia causa a ferrugem de carros, portões, sacadas, estruturas e tudo mais que possuir ferro em sua estrutura. Mas como isso acontece?

por que maresia causa ferrugem tricurioso

A ferrugem é fruto de átomos de ferro que se unem ao oxigênio do ar através de uma reação chamada de oxidação. Porém, ela só ocorre quando alguma substância forma o caminho para que os elétrons dos átomos de ferro façam a ligação com o oxigênio. Por isso água é um grande inimigo do ferro já que executa este papel de ligação. Agora, quando o assunto é praia, a maresia e sua grande quantia de sais faz com que este transporte de elétrons ocorra de forma muito mais rápida e fácil, acelerando o processo de corrosão.

Porém, não apenas de ferrugem vive os males da maresia. Como é carregada de água, toda essa umidade aliada ao calor pode desenvolver uma grande quantia de mofo nas casas, além disso por vir do mar, trazem além da água e dos sais, inúmeras outras partículas de material orgânico, argila e outras diversas e inimagináveis sujeiras que formam crostas nos vidros das janelas, óculos, para-brisas e outros. Ou seja, viver na praia pode ser lindo, porém você precisa estar preparado para as adversidades que a maresia lhe trará. Força, amigo!