O Torneio de Wimbledon é o mais antigo e prestigiado dos quatro torneios do Grand Slam de tênis (os outros três são os abertos da Austrália, França e EUA). Por causa disso, Wimbledon está sujeito a muitas tradições e características duradouras. Falando em tradição, o detalhe mais facilmente notável do evento é o fato de que a direção do torneio obriga os atletas participantes a usarem roupas completamente brancas. Mas como tudo isso surgiu?

Essa é uma regra que sempre esteve presente no código de vestimenta da competição. Quando o código foi escrito, no século 19, as manchas de suor que ficavam visíveis nas roupas dos tenistas era consideradas impróprias e desagradáveis. Para minimizar a visibilidade da transpiração, a All England Lawn Tennis and Croquet Club, organização responsável pelo torneio, determinou que todos os participantes deveriam utilizar roupas brancas, já que o suor fica mais evidente em roupas escuras.

É importante destacar que naquela época, o tênis era um esporte praticado majoritariamente por mulheres de famílias nobres, geralmente em eventos sociais. O suor, apesar de ser algo natural, não era bem visto socialmente, principalmente quando ficava impregnado na roupa das moças.

por que os tenistas usam roupas brancas em wimbledon 1

Embora esteja presente nas regras de Wimbledon por mais de um século, o código de vestimenta todo branco nem sempre foi popular entre os jogadores. O caso mais extremo talvez tenha sido quando o famoso Andre Agassi se recusou a jogar em Wimbledon entre 1988 a 1990, pois o código de vestimenta impedia que ele usasse as roupas chamativas nas quais ele se sentia mais à vontade. Em outro caso, o suíço Roger Federer não foi capaz de usar um tênis com solas laranjas no torneio de 2013.

Apesar de ser uma das poucas regras que continuam em vigor até hoje, Wimbledon já teve outras tradições que foram deixadas de lado depois de algum tempo. Em uma delas, os tenistas eram obrigados a se curvar em frente da “Royal Box”, um camarote localizado na área central da arquibancada que é utilizado por membros da família real. Em 2003, a direção do torneio determinou que isso não seria mais necessário, a não ser que a rainha estivesse presente.

Já conhecia essa regra? Deixe o seu comentário! 😀