Curiosidades

Por que alguns heróis usam capa?

Por que alguns heróis usam capa?

Embora cada vez menos personagens de histórias em quadrinhos usem capas nos dias atuais, elas ainda estão associadas a muitos heróis populares como o Super-Homem, Batman, Thor, Magneto, entre outros. Alguns deles usam capas com um propósito bem definido. O Batman, por exemplo, frequentemente usa sua capa para deslizar pelas cidades, protegendo os cidadãos do perigo e desorientando os seus inimigos. Mas, e nos outros casos onde a capa não fornece auxílio nenhum para o herói?

A principal teoria para o uso das capas gira em torno de uma técnica supostamente usada por muitos cartunistas. As capas podem ser usadas para fazer com que os heróis pareçam ser maiores e mais ameaçadores. Além disso, elas também foram criadas com o objetivo de fazer com que os cartunistas tivessem mais facilidade ao desenhar o herói em uma situação que exigisse uma sensação de movimento. Elas podem destacar a física de uma cena, assim como a direção tomada e o quão rápido um personagem está se movendo. Mas como essa tradição de colocar capas em super-heróis surgiu?

Os criadores de super-heróis Joe Shuster e Jerry Siegel disseram que foram inspirados pelos artistas de circo quando projetavam o Superman. Muitos artistas circenses usavam esse adereço em várias apresentações. É bem provável que os criadores do Superman tenham tido a ideia de adicionar uma capa ao herói para expressar um maior senso de imponência e um toque de mistério, que ajudam compartilhar a ideia de que ele realmente era de outro mundo. A cor vermelha da capa pode ter sido escolhida para destacar o herói mais facilmente entre outros personagens.

Além do Superman, os outros heróis provavelmente também usam capas para expressar o mesmo status de grandeza. Se você observar, os heróis que fazem o usa da capa são geralmente aqueles que inspiram uma superioridade digna de uma divindade, sem falar que eles costumam estar associados à civilizações e origens mais elevadas. Os heróis que não usam a capa são geralmente aqueles mais próximos do cotidiano dos meros mortais, aqueles que defendem os ideais das camadas mais vulneráveis da sociedade (o Homem-Aranha é um bom exemplo disso).

Mas no final das contas, o que importa é que os heróis sempre estarão lá para nos ajudar, sejam eles apreciadores do uso de capas ou não.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário! 😀

Leia Também: