Embora cada vez menos personagens de histórias em quadrinhos usem capas nos dias atuais, elas ainda estão associadas a muitos heróis populares como o Super-Homem, Batman, Thor, Magneto, entre outros. Alguns deles usam capas com um propósito bem definido. O Batman, por exemplo, frequentemente usa sua capa para deslizar pelas cidades, protegendo os cidadãos do perigo e desorientando os seus inimigos. Mas, e nos outros casos onde a capa não fornece auxílio nenhum para o herói?

A principal teoria para o uso das capas gira em torno de uma técnica supostamente usada por muitos cartunistas. As capas podem ser usadas para fazer com que os heróis pareçam ser maiores e mais ameaçadores. Além disso, elas também foram criadas com o objetivo de fazer com que os cartunistas tivessem mais facilidade ao desenhar o herói em uma situação que exigisse uma sensação de movimento. Elas podem destacar a física de uma cena, assim como a direção tomada e o quão rápido um personagem está se movendo. Mas como essa tradição de colocar capas em super-heróis surgiu?

por que alguns herois usam capa 1

Os criadores de super-heróis Joe Shuster e Jerry Siegel disseram que foram inspirados pelos artistas de circo quando projetavam o Superman. Muitos artistas circenses usavam esse adereço em várias apresentações. É bem provável que os criadores do Superman tenham tido a ideia de adicionar uma capa ao herói para expressar um maior senso de imponência e um toque de mistério, que ajudam compartilhar a ideia de que ele realmente era de outro mundo. A cor vermelha da capa pode ter sido escolhida para destacar o herói mais facilmente entre outros personagens.

Além do Superman, os outros heróis provavelmente também usam capas para expressar o mesmo status de grandeza. Se você observar, os heróis que fazem o usa da capa são geralmente aqueles que inspiram uma superioridade digna de uma divindade, sem falar que eles costumam estar associados à civilizações e origens mais elevadas. Os heróis que não usam a capa são geralmente aqueles mais próximos do cotidiano dos meros mortais, aqueles que defendem os ideais das camadas mais vulneráveis da sociedade (o Homem-Aranha é um bom exemplo disso).

Mas no final das contas, o que importa é que os heróis sempre estarão lá para nos ajudar, sejam eles apreciadores do uso de capas ou não.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário! 😀