Não tem quem não fique envergonhado ao se colocar em uma situação onde precisa tirar o calçado e descobre que de lá exala um terrível chulé. Mas afinal, por que temos chulé?

A bromidrose plantar, nome elegante para chulé, é resultado de compostos químicos liberados por milhões de bactérias que fazem seu lar em nossa pele, assim se alimentando do nosso suor e células mortas. As pessoas em média possuem mais de 600 glândulas sudoríparas por centímetro quadrado em cada um de seus pés. É por estes buraquinhos que saem uma espécie de mistura de água, sais, vitaminas, proteínas e ureia (suor) que em conjunto com as células mortas são um prato cheio para essa bactérias invasoras.

Assim, elas fermentam toda essa mistura e ainda eliminam compostos químicos – ácido isovalérico e metanotiol – e causam o terrível chulé. E se você já sentiu o cheiro de um queijo fedido e disse ‘ecaaaa, parece chulé’, saiba que você não estava louco. Isso porque certos tipos de queijo possuem realmente o mesmo cheiro em função dos mesmos ácidos também cerem liberados pelas bactérias que compõem o alimento. Porém, é bastante difícil precisar qual tipo de bactéria que lança este odor terrível já que existem grupos gigantescos delas em cada um de nossos pés.

https://www.youtube.com/watch?v=lDT7i2eaQzA

Até os gatos ficam chocados com seu chulé. 

Estudiosos ingleses da Universidade de Loughborough decidiram mapear a população desses microrganismos de pés de voluntários e concluíram que existem cinco grupos que se destacam, dentre eles está o terrível estafilococos. Também foi possível perceber que este vilão estava sempre relacionado com a eliminação de ácido isovalérico, um dos responsáveis pelo odor.

Como evitar o chulé?

Aqui vão algumas dicas para você que sofre com este terrível cheiro.

1. Quando tomar banho, lave seus pés com sabonete antisséptico e os seque bem após, principalmente entre os dedos. Se quiser ser bem radical, utilize um secador de cabelo para ajuda-lo.

2. Prefira utilizar calçados leves e que possuam sistemas de ventilação para os pés.

3. Não use o mesmo calçado por muitos dias seguidos, reveze entre 2 ou 3 pares ao longo da semana.

4. Utilize talcos antissépticos para absorver a umidade e manter seus pés bem sequinhos.

5. Após usar o calçado, deixe-o em um local bastante ventilado e, se possível, o exponha ao sol por algumas horas.

6. Ao usar sapatos fechados, dê preferência a meias finas e de algodão. Para evitar que seus pés suem muito, troque as meias no meio do dia.

Curioso, não acha? Comente!