Vespas e abelhas podem ser confundidas umas com as outras facilmente, até porque ambos os insetos são capazes de causar picadas dolorosas. Enquanto as abelhas geralmente só atacam quando se sentem provocadas, as vespas são naturalmente predadoras mais agressivas. Por causa disso, identificar as reais diferenças entre abelhas e vespas pode ser muito importante para tratar possíveis ataques.

Vespas e abelhas são membros de uma mesma ordem de insetos chamada Hymenoptera, no entanto, seus corpos possuem características diferentes. As abelhas medem cerca de 2,54 cm de comprimento. Algumas têm corpos inteiramente pretos, enquanto outras são pretos ou marrons com listas laranjas ou amarelas. As abelhas são geralmente peludas e “gordinhas”, enquanto que as vespas têm uma pele lisa e brilhante na maioria das vezes. Os detalhes mais perceptíveis de uma vespa são a sua cintura um pouco mais estreita e o seu padrão de cores preto e amarelo.

qual e a diferenca entre a abelha e a vespa 2

Essa é uma abelha.

É importante destacar que ambos os insetos também têm hábitos e estilos de vida diferentes. As abelhas passam a maior parte do tempo focadas na obtenção do pólen das flores. As vespas, por sua vez, possuem uma natureza mais agressiva e focada na caça. Desse modo, elas costumam ir atrás de pequenos insetos para transformá-los em sua refeição, embora algumas espécies também gostem do pólen. É por isso que elas podem atacar outros animais, incluindo os humanos, de uma maneira mais ameaçadora e hostil do que as abelhas.

qual e a diferenca entre a abelha e a vespa 1

Essa é uma vespa.

Quando o assunto é picada, as vespas também são mais temidas. Isso acontece porque elas têm a capacidade de picar, injetar o veneno e sair numa boa. Já a maioria das abelhas acabam morrendo após picar o seu inimigo, pois perdem o ferrão e parte do aparelho digestivo que ficam grudados na pele da vítima no momento do ataque. Todas as duas também são capazes de liberar um hormônio ao serem atacadas, que serve de alerta para as companheiras.

Por último, vale lembrar que as vespas são incapazes de produzir mel, mas praticamente todas as espécies de abelhas são bastante competentes em produzir e armazenar quantidades consideráveis ​​do alimento dentro de suas colmeias.

Interessante, não é mesmo? Comente! 😀