Recentemente conheci este carinha no Facebook e fiquei encantada com seu simpático sorriso. Por isso, acredito que seja uma ótima ideia conhecermos incríveis curiosidades sobre Quokka, o animal mais feliz do mundo. O que acha? Vamos lá?

Mas antes, vamos saber um pouco mais sobre ele. O quokka é um pequeno animal natura do oeste da Austrália, eles são membros da ‘infraclasse’ dos marsupiais tais como coalas, gambás e outros. Infelizmente, os quokkas hoje eles são considerados vulneráveis quando o assunto é ameaça de extinção. Esta é a única espécie que faz parte do gênero Setonix. Pois bem, vamos às curiosidades!

1. Além do sorriso estampado no rosto, os quokkas são realmente muito simpáticos e dóceis, é muito fácil vê-los se aproximando de humanos com confiança e tranquilidade. Isso explica a imensa quantia de fotografias deste fofo animalzinho que existem na internet. Agora, vale o alerta. Se você está pensando em visita-los em Rottnest e espera fazer carinho neles, saiba que é proibido entrar em contato direto com os animais e você pode levar uma multa de cerca de R$6,5 mil.

2. Eles são adoráveis e dóceis, porém também possuem sangue frio e são até mesmo considerados cruéis quando o assunto é sobrevivência. Quando precisam fugir de um predador, eles não pensam duas vezes ao jogar seus filhotes recém-nascidos para distrair a fera, assim podendo fugir e continuar sua vida procriando e tendo novos filhotes. Além disso, não é difícil encontrar pequenos bebês de quokkas mortos porque suas mamães sentam em cima deles acidentalmente.

curiosidades quokkas tricurioso 1

3. Na curiosidade número 1 eu falei sobre Rottnest, isto porque é nesta ilha que grande maioria dos quokkas vivem e o nome do lugar tem total relação com sua existência. Quando um explorador holandês chegou por lá, achou que os pequenos animais seriam, na verdade, ratos gigantes e por isso chamou o local de rotte nest, que significa ninho de ratos ou ainda ninho podre. Coitadinhos…

4. Qual a explicação para tamanho sorriso? Segundo o especialista Clive Wynne, a expressão tem relação com um acidente evolutivo que tem ligação com o físico, sem qualquer relação com o mental.

5. Para fechar, um alerta. Os quokkas são constantemente caçados por cães, gatos, raposas e outros predadores, assim fazendo com que eles estejam ameaçados de extinção segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Porém, o maior problema/ameaça a vida destes pequenos peludos está na caçada realizada por seres humanos por lá. Ou seja, não cace, não auxilie na extinção deste adorável animal.

Gostou das curiosidades? Comente!