Por conceito, sabemos que bandeiras são retangulares ou, no máximo, quadradas e para mim isso era como um padrão internacional, um consenso entre os países. Porém, hoje conheci a bandeira do Nepal e me surpreendi com seu curioso formato. Vamos saber mais sobre ela?

A bandeira nacional do Nepal possui um curioso formato onde duas bandeirolas se unem, cada uma delas é uma representação de diferentes ramos dos governantes durante a dinastia Rana. Esta é a única bandeira do mundo que não possui o formato padrão retangular ou quadrado. Ela foi adotada em 16 de dezembro de 1962 após a formação do novo governo constitucional. Durante dois séculos as bandeirolas foram utilizadas de forma separada enquanto no século XIX foram vistas unidas pela primeira vez. A cor carmesim dela representa a cor nacional do Nepal enquanto a cor azul simboliza a paz.

por que bandeira nepal nao retangular tricurioso 1

Seus desenhos internos também tem grande significado. Para a astronomia, ambas as figuras retratam o cosmo sendo visto do espaço sideral por uma pessoa. Elas são, na verdade, uma triangulação astral onde no pano inferior podemos ver um sol iluminado e logo acima o limbo da terra enquanto um terceiro astro ao lado da sombra faz parte da paisagem durante os crepúsculos entre o observador terreno e o observador astral. Hoje, ambos os símbolos foram reinterpretados e representam a esperança de que o país viva tanto quanto o Sol, a Terra e as Estrelas.

Muito diferente, não acha? Comente!