A imagem do celeiro vermelho sobre a grama verde é uma das tradições americanas mais conhecidas, mas você sabe como tudo isso surgiu? Embora existam muitos mitos sobre sua tonalidade enferrujada, os primeiros celeiros em solo americano foram pintados dessa cor por pura conveniência.

Uma antiga crença dizia que os primeiros celeiros foram pintados de vermelhos para que as vacas pudessem encontrar o caminho de casa mais facilmente. No entanto, essa é apenas uma lenda já que esses animais são daltônicos para as cores vermelho e verde. Originalmente, os primeiros celeiros não eram vermelhos, de fato, eles não eram nem mesmo pintados. Os primeiros fazendeiros que se instalaram nos Estados Unidos não tinham muito dinheiro extra para gastar com tinta, então a maioria de seus celeiros permanecia sem pintura. No final dos anos 1700, os agricultores que procuravam proteger a madeira de seus celeiros começaram a experimentar maneiras diferentes de fazer sua própria tinta protetora.

por que os celeiros americanos sao pintados de vermelho 1

Uma receita que consistia em leite, óleo de linhaça, cal e óxido de ferro criou uma mistura de cor enferrujada que se tornou popular entre os agricultores porque era barata de se fazer e durava muito tempo. Os agricultores foram capazes de obter o óxido de ferro através da argila vermelha que era rica desse composto químico e fácil de ser encontrada. O óxido de ferro tinha a função de destruir fungos e musgos que poderiam deteriorar a madeira. O óleo de linhaça também era usado para selar a madeira nua contra o apodrecimento. Toda essa combinação deixou os celeiros americanos com um tom vermelho escuro que se tornou a sua característica mais marcante, afinal eles se destacavam muito facilmente em meio à paisagem plana do campo.

Os agricultores também perceberam que pintar seus celeiros com a tinta caseira mantinha as construções mais quentes durante o inverno, já que essa cor absorve os raios do sol mais do que a madeira clara. Então, a tinta vermelha se espalhou em popularidade devido à sua funcionalidade e conveniência, tornando-se uma tradição americana que continua até hoje, apesar de alguns celeiros apresentarem cores diferentes de acordo com a sua utilização.

Curioso, não é mesmo? Compartilhe o seu comentário com a gente! 😀