Saúde

Quais são os benefícios do abacaxi?

Quais são os benefícios do abacaxi?

Abacaxis são frutas tropicais ricas em vitaminas, enzimas e antioxidantes. Boa parte de sua popularidade é proveniente de seu formato peculiar já que a fruta é na verdade feita de bagas individuais que se fundem em torno de um núcleo central, além de ter casca e coroa facilmente reconhecíveis.

Quando o assunto é saúde, é importante destacar que os benefícios nutricionais do abacaxi são tão fascinantes quanto sua anatomia. Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais das vantagens do consumo dessa fruta?

Fortalece o sistema imunológico

O abacaxi possui todo o valor diário recomendado de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante primário solúvel em água que combate os danos sofridos pelas células. Isso faz com que ela seja uma forte aliada no combate de problemas como doenças cardíacas e dores articulares.

Deixa os ossos mais saudáveis

Essa fruta contém quase 75% do valor diário recomendado de manganês, que é um mineral essencial no desenvolvimento dos tecidos ósseos. Um estudo realizado em 1994 sugeriu que o manganês, juntamente com outros minerais, pode ser útil na prevenção da osteoporose, principalmente em mulheres na pós-menopausa.

Ajuda na digestão

O abacaxi contém uma grande quantidade de fibras alimentares que são essenciais para o funcionamento regular do sistema digestivo. Uma pesquisa descobriu que o abacaxi contém quantidades significativas de bromelaína, uma enzima que decompõe as proteínas com muita eficácia de modo que leva a um alívio do inchaço e constipação.

Proporciona a saúde dos olhos

O abacaxi pode ajudar a reduzir o risco da degeneração macular, em parte devido à sua alta quantidade de vitamina C e os antioxidantes que a fruta contém. Essa doença geralmente afeta o centro do campo de visão à medida que as pessoas envelhecem.

Combate resfriados

Além de ter muita vitamina C, a bromelaína do abacaxi pode ajudar a reduzir o muco na garganta e no nariz, de acordo com estudos da Universidade de Maryland. Então, se você estiver resfriado e tossindo, experimente alguns pedaços de abacaxi. Pode ser bem útil!

Auxilia no controle da coagulação sanguínea

Por causa dos níveis de bromelaína, o abacaxi pode ajudar a reduzir a coagulação excessiva do sangue. Pessoas que sofrem de doenças relacionadas à essa condição, como a trombose, podem incluir a fruta em sua dieta para obter esses benefícios.

Gostou do post? Compartilhe e deixe o seu comentário!

Leia Também: