De todas as invenções usadas na astronomia, o telescópio é o instrumento historicamente mais importante para os astrônomos. Seja ele usado no alto de uma montanha em um enorme observatório ou em um simples ponto de observação no quintal de casa, essa invenção sempre proporcionou a observação de maravilhas pelos amantes do céu. Mas quem foi o responsável pela criação do telescópio?

Parece algo simples, não é mesmo? Juntar lentes para coletar luz e ampliar as imagens de objetos distantes. Mas a verdade é que foi necessário um longo caminho para que esses instrumentos adquirissem a qualidade necessária para se fazer observações mais detalhistas. Os telescópios datam do final do século 16 ou início do século 17, sendo que e a ideia passou um longo tempo sendo aprimorada para que esses objetos tivessem um uso generalizado. Muitas pessoas acham que Galileu Galilei foi quem criou o telescópio. É bem sabido que ele construiu um próprio, mas ele não foi o verdadeiro inventor, o que também não tira o seu mérito na popularização do instrumento.

quem inventou o telescopio 1

Galileu até criou um, mas não foi o primeiro.

É muito mais provável que Galileu tenha ouvido falar sobre isso e foi a partir daí que ele passou a construir o seu próprio modelo, já que evidências sugerem que naquela época os marinheiros faziam o uso de objetos parecidos, que eram utilizados no avistamento de terras localizadas a quilômetros de distância. Mas se não foi Galileu o inventor, quem foi?

Em 1608, o fabricante de óculos holandês Hans Lippershey desenvolveu para o governo um novo dispositivo destinado ao uso militar. Ele havia colocado duas lentes de vidro em um tubo com o objetivo de ampliar a imagem de objetos distantes. Partindo desse princípio, podemos considerá-lo como um dos principais candidatos a inventor do telescópio, não é mesmo? Sim, no entanto Lippershey muito provavelmente não foi a primeira pessoa a ter tido essa ideia. Pelo menos outros dois oculistas holandeses também estavam trabalhando no mesmo conceito e na mesma época.

quem inventou o telescopio 2

Hans Lippershey, o homem considerado o inventor do telescópio.

Ainda assim, Lippershey é até hoje creditado como o inventor do telescópio porque ele, pelo menos, foi a primeira pessoa a solicitar a patente desse dispositivo. No entanto, quem foi o primeiro indivíduo a juntar lentes em um tubo para observar objetos distantes ainda continua sendo um mistério. Mas, independente de quem seja, podemos dizer com toda a certeza que esse cidadão iniciou uma verdadeira revolução na astronomia.

Gostou? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário! Ah, não esqueça de visitar nosso espaço com curiosidades interessantes!