Hoje pesquisei sobre a Maracugina, remédio conhecido por seus efeitos tranquilizantes, e descobri que o mesmo é um remédio fitoterápico. Porém, o que é este tipo de medicamento?

Um remédio fitoterápico é formado através de uma combinação de plantas medicinais onde só são utilizados derivados de droga vegetai tais como ceiba, suco, óleo, extrato, tintura e outros. Ou seja, eles são misturas complexas onde – em grande maioria das vezes – não se conhece o principio ativo. Vale ressaltar que coletar, secar e estabilizar uma planta não torna seu resultado um medicamento fitoterápico, é preciso que haja uma combinação desdes que siga uma legislação específica. Muitos também confundem chás, homeopatia e partes de plantas medicinais como remédios fitoterápicos, porém esta informação está incorreta.

o que e remedio fitoterapico tricurioso

Este é um assunto de difícil consenso, porém hoje o fitoterápico pode ser definido como um medicamento – por ser obtido através de tecnologia farmacêutica e de forma industrial – de origem vegetal (fitomedicamento) cuja característica principal está na apresentação de substâncias químicas (fitoquímicos) que são responsáveis por efeitos terapêuticos e/ou colaterais. A principal diferença entre um medicamento fitoterápico e um não-fitoterápico está no fato do último não precisar ter a origem do(s) princípio(s) ativo (s) de forma exclusiva vegetal.

Vale ressaltar que da mesma forma que um remédio comum, o uso incorreto de remédios fitoterápicos também pode acarretar sérios problemas de saúde, logo a auto-medicação não é aconselhada. Você sabia o que era um remédio fitoterápico? Comente!