Curiosidades

Qual a diferença entre arquiteto e engenheiro civil?

Qual a diferença entre arquiteto e engenheiro civil?

Arquitetos e engenheiros civis são profissionais que costumam trabalhar juntos na construção de edifícios, desde as primeiras ideias e projetos até a os últimos detalhes para a conclusão definitiva da obra. Mas embora suas ocupações tenham características parecidas e até se sobreponham em certos pontos, esses profissionais exercem funções separadas de acordo com suas habilidades próprias e responsabilidades únicas. Que tal descobrir quais são as suas principais diferenças?

Embora arquitetos e engenheiros possam estar juntamente envolvidos no projeto e na construção de um determinado edifício, eles tendem a se concentrar em diferentes aspectos do trabalho. Por exemplo, um arquiteto geralmente se concentra na parte estética do prédio, incluindo sua aparências e funções. Um engenheiro civil, por outro lado, supervisiona a implementação dos planos do arquiteto, determinando o que é fisicamente possível, quais tipos de materiais serão usados, sugere modificações ​​e diz como as questões de praticidade e segurança devem ser resolvidas.

No entanto, isso não significa que eles tenham apenas esse foco no trabalho. Ao projetar um edifício, um arquiteto também pode manter várias considerações práticas em mente, como da mesma forma um engenheiro é capaz de pensar e expressar suas considerações estéticas ao tomar uma decisão específica durante a construção.

É importante destacar que arquitetos e engenheiros também tomam caminhos diferentes nos estudos. Durante a faculdade, os arquitetos tendem a ter mais aulas relacionadas à arte e design de ambientes, enquanto os engenheiros são submetidos a mais aulas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Essa distinção acontece desde cedo pois os arquitetos geralmente se dedicam a projetar edifícios, enquanto os engenheiros podem projetar e construir prédios, máquinas, estradas, pontes e vários outros empreendimentos. Os engenheiros também podem se especializar em várias áreas diferentes, como engenharia elétrica, mecânica, estrutural, industrial, sólida e química.

Resumindo, o principal objetivo da arquitetura é projetar o trabalho do desenvolvimento do projeto, enquanto a responsabilidade do engenheiro civil é garantir que o projeto possa ser executado de maneira segura e confiável. Por isso, um bom relacionamento entre as duas profissões é fundamental para que o desenrolar da construção seja bem-sucedido.

Sabia dessa? Deixe o seu comentário!

Leia Também: