Se você tem ou já teve um cachorro de estimação, é bem provável que já tenha percebido que esses animais adoram roer um pedaço de osso. Essa é, inclusive, uma forma de mantê-lo ocupado por um bom tempo quando você precisa fazer alguma atividade que exige um certo “sossego”. Mas como surgiu todo esse fascínio dos cães pelos ossos?

Pesquisas mostram que os cães modernos são descendentes dos lobos, que por sua vez, também são descendentes de outros antigos animais caninos que começaram a viver e caçar em bandos há cerca de oito milhões de anos. Esses antigos ancestrais eram classificados como “hypercarnivore”, que são bichos que tem uma dieta que é composta por pelo menos 70% de carne. Com o tempo, esses animais desenvolveram dentes e mandíbulas fortes o suficiente para permitir que eles comessem presas maiores. Esses dentes fortes foram passados ​​para cães modernos, fazendo com que eles tenham a capacidade de comer qualquer parte de suas presas, incluindo os ossos.

Existem muitas boas razões para os cachorros adorarem os ossos. Primeiramente, eles geralmente são saborosos e nutritivos. A medula óssea é rica em gordura e cálcio, sem falar na proteína presente nos pedaços de carne que muitas vezes são deixados nos ossos. Mastigar ossos também é muito prazeroso para os cães, pois alivia o tédio, satisfaz seu desejo inato de mastigar e também estimula a liberação de endorfinas, que são os hormônios associados à felicidade e ao bem-estar. Além disso, a região bucal dos cachorros pode obter benefícios através da mastigação, pois quando os ossos raspam os dentes, a placa bacteriana acaba sendo removida, ajudando a reduzir o acúmulo de tártaro.

por que os cachorros gostam de roer ossos 1

 

No entanto, os ossos também podem apresentar riscos ao seu animalzinho. Alguns veterinários afirmam que alguns cachorros não têm os dentes e os ossos da mandíbula rígidas o suficiente para mastigar todos os tipos de ossos. Outros perigos incluem dentes quebrados, problemas estomacais e infecções resultantes de fragmentos ósseos que perfuram o estômago e os intestinos. Para evitar esses problemas, os cães devem sempre ser supervisionados quando estiverem mastigando ossos. Também é muito importante que os donos de cachorros sempre tenham cuidado com os tipos de ossos que dão aos seus animais, pois alguns especialistas alertam que os ossos cozidos podem não ser uma boa opção, já que o cozimento os torna frágeis e mais propensos a se quebrarem quando mastigados.

Se você não quer correr riscos com ossos crus, existe uma variedade de ossos artificiais disponíveis em pet shops e que foram feitos especialmente para cachorros. Esses ossos são geralmente feitos de materiais como couro cru, nylon e amido.

Seu cachorro também adora roer um osso? Compartilhe a sua experiência com a gente nos comentários!