Enquanto a maior parte das frutas consiste primariamente em carboidratos, o abacate é rico em gordura saudável. Numerosos estudos mostram que ele tem poderosos benefícios para nossa saúde.

O abacate é cientificamente conhecido como Persea americana. Dentre seus atributos, é uma fruta premiada com alto valor nutritivo e é usado em várias receitas devido ao seu sabor e textura únicos como, por exemplo, a guacamole. Recentemente, tem se tornado um alimento popular entre pessoas preocupadas com alimentação saudável, uma vez que o abacate ganhou fama de “super alimento”.

conheca os beneficios do abacate para a sua saude03 vovo juju

Vovó Juju tinha razão!

Não é à toa esta fama toda: Abacate é rico em Vitamina C (17% do valor diário de vitaminas a serem consumidas), E (10%); B5 (14%); B6 (13%); Vitamina K (26%); Potássio (14%) e Ácido Fólico (20%), dentre outros. Vamos ver algumas curiosidades!

1. Contém mais Potássio que Bananas!

por que as bananas sao tortas

Potássio nunca é demais pra ninguém. É um nutriente muito útil, pois mantém gradientes elétricos nas células de nosso corpo e serve a variadas funções. Sua quantidade em uma unidade de abacate chega a compor até 100 gramas da fruta, 14% do consumo diário recomendado, comparado às bananas.

2. Faz bem pro coração

conheca os beneficios do abacate para a sua saude tricurioso04

Abacate é rico em gorduras benéficas para o organismo. Na verdade, 77% das calorias da fruta são gorduras, o que a faz um dos frutos mais gordurosos existentes. Boa parte da gordura presente no abacate é óleo ácido – um ácido gorduroso monoinsaturado que também é o componente mais presente do óleo de oliva, o que traz muitos benefícios para a saúde.

O ácido oleico é associado com a redução de inflamação e também tem efeitos benéficos em genes associados ao câncer.

3. Abacates possuem muita fibra

Dentre seus nutrientes, o abacate possui muitas fibras. Estas fibras contribuem para perda de peso, redução de picos de açúcar no sangue, além de ser fortemente ligado a um risco menor de desenvolvimento de doenças.

5. Níveis de colesterol e Triglicérides mais baixos

conheca os beneficios do abacate para a sua saude tricurioso02

Doenças do coração são a causa mais comum de morte no mundo. O que se sabe é que há vários marcadores sanguíneos ligados a um risco alto de doenças nos quais estão inclusos o colesterol, triglicérides, marcadores inflamatórios, pressão sanguínea e vários outros. Foi constatado em estudos que o consumo de abacate auxilia com:

  • Significante redução dos níveis totais de colesterol;
  • Redução de triglicérides no sangue (20%);
  • Aumento do colesterol “bom” em até 11%.

7. A gordura do abacate pode ajudar a absorver nutrientes de outros alimentos

Quando se trata de nutrientes, sua ingestão não é a única coisa que importa. É necessário também absorver estes nutrientes – aproveitá-los além do sistema digestivo, mas no corpo inteiro. Alguns nutrientes são solúveis em gordura, o que significa que combinados com a gordura do abacate podem beneficiar o organismo em conjunto. Exemplos de vitaminas que são solúveis na gordura do abacate são as vitaminas A, D, E e vitamina K.

conheca os beneficios do abacate para a sua saude tricurioso03

E aí, gostou? Compartilhe, comente pra nós! 🙂