Encontrados principalmente na América Central e na América do Sul, os bichos-preguiça são animais conhecidos por seu comportamento lento, como o seu próprio nome sugere. Existem duas categorias de preguiças: a preguiça-de-dois-dedos é ligeiramente maior que a preguiça-de-três-dedos, embora compartilhe muitas das mesmas características.

Apesar de muita gente já conhecer algumas peculiaridades desses animais, como o fato deles usarem suas longas garras para se pendurar em galhos enquanto se alimentam de folhas, existem outras curiosidades interessantes que são desconhecidas da maioria das pessoas. Confira algumas:

1. O bicho-preguiça costuma ser até 3 vezes mais rápido na água do que na terra. Seu estilo de natação preferido é o nado de costas.

2. O bicho-preguiça moderno é geralmente do tamanho de um cachorro de tamanho médio, mas as “preguiças antigas”, conhecidas como Megatherium, podiam crescer tanto quanto um elefante asiático. Esses animais foram extintos há cerca de 10 mil anos atrás.

3. A impressionante biologia de um bicho-preguiça permite que ele passe até 90% de sua vida pendurado de cabeça para baixo. Estudos mostram que isso é possível porque seus órgãos estão presos às suas costelas, o que significa que eles não pesam nos pulmões. Ou seja, ao contrário de nós, uma preguiça pode ficar de cabeça para baixo sem afetar a sua respiração.

curiosidades interessantes sobre o bicho preguica 1

4. As preguiças possuem uma relação simbiótica com as algas que crescem em seus pelos. Enquanto a preguiça fornece abrigo e água para as algas, os organismos fotossintéticos fornecem camuflagem e nutrientes extras para a preguiça.

5. Esses animais geralmente não viajam mais de 38 metros em um único dia e nas raras ocasiões em que se propõem a fazer isso, eles engatinham a uma incrível velocidade de 30 centímetros por minuto.

6. Como meio de autopreservação, esses animais geralmente não transpiram, evitando assim que sejam detectados por predadores.

7. Esses animais têm uma vértebra extra na base do pescoço que lhes permite virar a cabeça em um eixo de aproximadamente 270°. Essa característica única faz com que eles se destaquem de outros mamíferos cujas estruturas ósseas não permitem essa flexibilidade.

8. A dieta de um bicho-preguiça consiste principalmente de brotos, folhas e brotos tenros, embora possa levar até 30 dias para digerir uma única folha!

curiosidades interessantes sobre o bicho preguica 2

9. O bicho-preguiça normalmente só faz cocô uma vez por semana, sendo que quando ele finalmente faz o serviço, pode eliminar através dos dejetos até um terço do seu peso corporal.

10. A estrutura facial de uma preguiça dá a impressão de que ela está constantemente sorrindo, mesmo que esteja sentindo dor, estresse, ansiedade ou algum outro problema.

Animal interessante, não é mesmo? Comente! 😀