Objeto de estudiosos, poetas, loucos, artistas e cia., o Sol é, sem dúvidas, um astro que nos chama muita atenção. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre a “lâmpada” do no nosso planeta? Chega mais!

10 curiosidades quentinhas sobre o sol tricurioso

1. Aproximadamente um milhão de “Terras” cabem dentro do Sol

O Sol é um astro de tamanha imensidão que, se ele fosse oco, poderia ser facilmente preenchido por, em média, 960,000 esferas do tamanho do planeta Terra. Por outro lado, se estas esferas fossem esmagadas de modo que não sobrasse nenhum espaço dentro deste Sol, este número subiria para, aproximadamente, 1.300.000! A superfície solar é 11.990 vezes maior que a da Terra.

2. O Sol contém 99.86% da massa do Sistema Solar

A massa do Sol é aproximadamente 330.000 vezes maior que a Terra. Ele tem quase três quartos de Hidrogênio, enquanto boa parte do restante de sua massa é formada por Hélio.

3. Uma esfera quase perfeita

Há somente 10km de diferença em seu diâmetro polar, comparado ao seu diâmetro equatorial. Considerando a vasta expansão do Sol, Isto significa que é o mais próximo de uma esfera perfeita observado em toda a natureza.

4. A temperatura dentro dele pode atingir 15 milhões de graus Celsius

10 curiosidades quentinhas sobre o sol tricurioso06

Em seu núcleo, o Sol gera energia por fusão nuclear, convertendo Hidrogênio em Hélio. Devido à expansão que objetos quentes sofrem geralmente, o Sol pode explodir como uma bomba gigante, caso não fosse por sua enorme força gravitacional. A temperatura na superfície solar é próxima a 5.600 graus Celsius, o que já é mais quente que o fogão da sua casa, pode ter certeza…

5. Um dia, a Terra será devorada por ele

Nem tudo é rosas, mas calma, isto ainda vai demorar um pouco. Quando todo o Hidrogênio tiver sido queimado, o Sol continuará por mais 130 milhões de anos queimando Hélio, tempo no qual ele irá se expandir a ponto de engolir Mercúrio, Vênus e a Terra. Neste ponto, se tornará um gigante vermelho. Sim meus caros, o universo não parece ligar nem um pouco pros nossos problemas!

6. A vingança é um prato que se come frio: Mas um dia, o Sol terá o mesmo tamanho da Terra

Após a fase do gigante vermelho, a estrela entrará em colapso retendo sua enorme massa, porém contendo um volume aproximado ao do nosso planeta. Quando isto acontecer, o astro não passará de um nanico branco. #TomaEssa!

7. A luz do Sol leva oito minutos para atingir a Terra

Pra você ter uma ideia, esta bolinha embaixo na imagem é a Terra comparada ao Sol 😉

Com média de 150 milhões de quilômetros de distância da Terra e sua luz viajando a uma velocidade de 300.000 km/segundo, o resultado que temos ao se dividir um pelo outro é de aproximados 500 segundos (ou 8 minutos e 20 segundos). Embora esta energia atinja a Terra em alguns minutos, ela também levou milhões de anos para viajar do núcleo solar até sua superfície.

8. Um atleta promissor: 220 quilômetros percorridos por segundo!

O Sol está a 24-26 mil anos-luz do centro galático e leva de 225 a 250 milhões de anos para completar uma órbita do centro da Via Láctea. Te cuida, Usain Bolt!

9. Um respeitável senhor de meia-idade

Tendo em média 4.5 bilhões de anos, o Sol já queimou quase metade do hidrogênio que armazena. Isto é o bastante para continuar a queimar a substância por mais 5 bilhões de anos. Atualmente, o Sol é considerada um tipo de estrela conhecida como “Gnomo Amarelo“.

10. Ventos solares

Esta é uma corrente de partículas carregadas as quais viajam pelo Sistema Solar em, aproximadamente, 450 quilômetros por segundo. O vento solar ocorre onde o campo magnético solar se estende no espaço, ao invés de seguir sua superfície.

10 curiosidades quentinhas sobre o sol tricurioso05

Pra você ter uma ideia, esta bolinha embaixo na imagem é a Terra comparada ao Sol 😉

E aí, gostou? Comente pra gente! 🙂