É interessante como o leite sempre foi muito considerado em muitas culturas antigas, ocupando, inclusive, papéis importantíssimos na história do ser humano. Vamos conferir algumas curiosidades sobre um dos alimentos mais consumidos no mundo.

1. Pessoas herdaram gados, e, também, o hábito de beber leite antes do engajamento a agricultura, por volta de 10.000 anos atrás, o que torna o leite um dos primeiros alimentos largamente consumidos pela humanidade;

2. O leite foi consumido por diferentes culturas, incluindo os Gregos, Romanos, Celtas, Egípcios, Sumérios, Mongóis e Hindus. O alimento foi incorporado em várias partes da mitologia destes povos, inclusive, como “o alimento dos deuses“.

3. Os deuses e reis da Antiga Suméria bebiam leite para se tornarem fortes e imortais.

4. Os gregos dizem que “O Caminho Leitoso” foi criado por Hera, a esposa de Zeus.

5. Os gregos consideravam o leite como medicamento, inclusive, usando-o como um “Gatorade” para atletas olímpicos.

14-fatos-curiosos-sobre-o-leite-tricurioso

vaso grego, retratando os costumes alimentares da época.

6. É dito que tanto a esposa de Nero e Cleópatra costumavam se banhar em leite regularmente, para fim de rejuvenescimento da pele. A esposa de Nero mantinha 500 Asnas para manter sua banheira cheia do alimento, para “se purificar de todas as doenças e manchas”.

7. Quando missionários espanhóis viajaram para o Peru em 1553, eles notaram que a população local de Cuzco tomava leite de lhama.

8. Por volta de 3000 A.C., os antigos egípcios consumiam altas quantidades de leite, inclusive registrando o hábito nas paredes de templos.

14-fatos-curiosos-sobre-o-leite-tricurioso

Pintura de egípcio ordenhando vaca.

9. Julio César acreditava que os celtas e alemães eram altos e robustos por beberem laticínios.

10. Na Ásia oriental, era consumido em larga escala na Mongólia. Na China, houve uma certa recaída no consumo, por alguns períodos diferentes de tempo. Os japoneses consumiam produtos derivados da bebida diariamente, extraindo-o de vacas que eram importadas da Coréia do Sul.

11. Maior parte das pessoas hoje bebem leite de vaca, mas outros mamíferos providenciam o alimento em diferentes partes do mundo – ovelhas, cabras, asnas, fêmeas de camelos, éguas, búfala, entre muitos outros.

leite tricurioso05 laranja mecanica alex droogies

Inclusive, o leite já foi combustível para muita ultra-violência (quem assistiu Laranja Mecânica vai entender esta)

12. É  o único alimento com o qual é possível sobreviver, mesmo quando não há nada para se acompanhar em uma refeição, ele possui todos os nutrientes necessários para vivermos.

13. Sua composição possui propriedades purificantes, funcionando como um ótimo desentoxicante para o organismo.

14. Como se não bastasse alimentar, ele também nutre as bactérias de nosso estômago com prebióticos, que mantém estas bactérias saudáveis.

14-fatos-curiosos-sobre-o-leite

E aí, gostou? Comente pra gente! 🙂