Ilha e península são duas palavras que podem parecer ter significados semelhantes à primeira vista, muitas vezes levando algumas pessoas a equivocar-se sobre as reais definições. Ao observarmos alguns mapas mais complexos, podemos notar uma certa quantidade de formações geológicas disponíveis, sendo que ilha e península são algumas das formações mais famosas. Por isso, através dessa matéria, vamos examinar em detalhes as similaridades e diferenças delas.

Basicamente, uma ilha é um pedaço de terra rodeado de água por todos os lados. As ilhas podem ocupar desde pequenos espaços até grandes massas de terra, sendo que as 16 maiores ilhas do mundo constituem uma área superior ao território do continente europeu. Uma das principais características das ilhas é que elas sempre são abundantes em praias, árvores e beleza pitoresca.

qual a diferenca entre ilha e peninsula 1

Ilha Ariara, Filipinas.

É interessante notar que existem quatro tipos principais de ilhas: continental, vulcânica, fluvial e lacustre. As ilhas continentais constituem aquelas que são formadas como um tipo de extensão do continente, como por exemplo, as Ilhas Britânicas. As ilhas vulcânicas são aquelas que foram formadas através das atividades de vulcões e placas tetônicas. As ilhas fluviais são aquelas que têm a área cercada por rios, isolando o ambiente ao seu redor. Já as ilhas lacustres são formadas em áreas abundantes em lagos, surgindo principalmente quando há uma deposição de sedimentos na parte interior de um grande lago.

Enquanto o termo península se refere a um pedaço de terra cercado de água por quase todos os lados, mas que ainda é ligado a uma região maior através de uma porção de terra que é chamada de istmo. Em termos de transporte e facilidade de locomoção, podemos notar que enquanto as ilhas só podem ser acessadas por via aérea ou pela própria água, a península pode ser acessada por via terrestre.

qual a diferenca entre ilha e peninsula 2

Península Papagayo, Costa Rica.

Resumindo, uma ilha é um pedaço de terra que é cercado de água por todos os lados, enquanto uma península é um pedaço de terra quase todo rodeado de água, com exceção de uma estreita faixa de terra que liga a península a uma área de terra maior. Simples, não?

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário! 😀