Se você é uma daquelas pessoas que gostam de maçãs, é possível que em algum momento possa acabar comprando uma quantidade maior do que deveria, seja porque elas estavam muito bonitas ou simplesmente porque uma promoção imperdível surgiu. Porém, saiba que existe um jeito muito simples de preservar essas frutas por um período de tempo muito maior que o habitual.

Existe uma razão pela qual as frutas presentes nas prateleiras dos mercados recebem constantes borrifadas de água ao longo do dia e são armazenadas em locais úmidos. Essa umidade extra pode ser muito eficaz na tarefa de manter frutas e vegetais frescos, consequentemente reduzindo a quantidade de alimentos desperdiçados. O ar úmido evita que algumas frutas percam água, evitando o seu encolhimento decorrente da desidratação. A maçã é uma dessas frutas que podem se beneficiar da alta umidade, até porque o ambiente de armazenamento ideal para esse tipo de fruta envolve uma temperatura em torno de 0°C a 1°C e umidade relativa de 90 a 95%.

conheca um simples truque para manter as macas frescas por mais tempo 1

Ninguém merece comer maçãs murchas, não é mesmo?

Como muito provavelmente você não dispõe de um estrutura fria e úmida semelhante a dos mercados para manter as maçãs úmidas, experimente cobri-las com uma folha de toalha papel úmida e depois coloque-as na geladeira. Você também pode deixá-las em um saco plástico, mas antes de guardá-las na geladeira certifique-se de fazer alguns buracos para liberar o gás etileno que as maçãs emitem quando amadurecem. Se puder, mantenha as maçãs na gaveta da geladeira, já que esse local costuma ser mais úmido que o resto da geladeira. Apenas tome cuidado para não armazená-las com outros produtos que sejam sensíveis ao gás etileno (como os morangos) já que o gás liberado pelas maçãs pode fazer com que outras frutas apodreçam mais rápido.

É importante destacar que a maçã é uma fruta cultivada em épocas específicas e o fato dela ser facilmente encontrada nos mercados praticamente o ano todo está diretamente ligado ao seu modo de conservação. Devido a conservação de frutas em temperaturas rigidamente controladas, o que inclui níveis específicos de umidade e oxigênio, podem manter as maçãs frescas durante meses após o período de colheita.

Gostou da dica? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!