Recentemente eu estava na minha escola comendo um pão de queijo quando de repente meu amigo se vira e fala que minha pupila estava dilatada, neste momento eu fiquei um pouco assustado, afinal eu não sei porque isso acontece. Quando eu cheguei em casa decidi pesquisar um pouco a respeito do assunto e aproveitando a ocasião, decidi trazer para vocês um post dedicado a esse assunto, além do mais muitas pessoas devem ter essa dúvida, assim como eu. Espero que gostem!

Basicamente, a nossa pupila dilata para poder captar mais luz do ambiente e então fornecer uma imagem nítida e clara para o nosso cérebro. Por isso que em lugares com pouca luz a nossa pupila dilata, ficando maior para que assim possamos enxergar melhor, enquanto em lugares com muita luz a pupila se contrai para controlar a entrada de luz. Porém engana-se quem acha que isso é o único fator que pode fazer a pupila dilatar, afinal alguns medicamentos e colírios ou até mesmo drogas, bebidas e ansiedade podem acabar causando esse efeito. Outro fato que também pode contribuir para a pupila ficar dilatada é pensar/conversar sobre assuntos complexos que exigem muita atenção e conhecimento.

por que nossas pupilas dilatam

Vale lembrar que quando estivermos em um local onde a iluminação é baixa e a pupila não dilatar, tome cuidado, pode ser um sinal de alguma lesão cerebral. Sabe aquele momento em que você vê seu/sua crush? Então, fique sabendo que neste exato momento é normal a sua pupila aumentar, afinal a dilatação da mesma está ligada a nossas emoções, podendo ficar até 45% maiores que o normal quando olhamos aquela pessoa amada.

É muito comum também em exames oftalmológicos os médicos utilizarem de colírios para dilatar a pupila dos pacientes para que assim possam obter diagnósticos mais exatos, já que dessa maneira o oftalmologista consegue visualizar com mais facilidade o fundo dos olhos.

por que nossas pupilas dilatam 2

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀