É fácil compreender os motivos que levam tantas pessoas a confundirem os termos “geologia” e “geografia”, afinal ambos são usados ​​para descrever campos de estudo que analisam a Terra a partir de um ponto de vista científico. No entanto, a verdade é que eles lidam com dois ramos da ciência que se diferem de várias formas. Que tal descobrir as características de cada um?

A geologia é uma ciência que estuda a estrutura física da Terra, seu processo de formação, as matérias que compõem o seu arranjo e as alterações que ocorrem no planeta desde o seu surgimento. Um geólogo costuma investigar o conjunto de ações das forças naturais sobre a Terra, analisa processos naturais como a erosão e a desertificação e pode até mesmo analisar fósseis. O conhecimento da geologia se torna muito útil na análise de recursos hídricos e na compreensão de problemas ambientais. Não é à toa que grandes obras de infraestrutura, como hidrelétricas, pontes e linhas de metrô exigem a participação de geólogos que podem fazer todo o mapeamento necessário do solo para elaborar um estudo ambiental.

qual a diferenca entre geologia e geografia 1

A geologia estuda a crosta terrestre e as matérias que a compõe.

Por outro lado, a geografia estuda as características físicas e os fenômenos da Terra a partir da interação humana. Por causa disso, essa ciência é mais focada no estudo de áreas como distribuição populacional, fenômenos sociais e atividades políticas e econômicas. A geografia pode ser dividida basicamente em dois ramos que são chamados de geografia humana e geografia física. A geografia física envolve principalmente as características naturais da superfície terrestre além do clima, topografia, etc. Por ser semelhante à geologia, muitas pessoas tendem a pensar que tanto a geologia quanto a geografia se referem ao mesmo campo, mas como vimos no parágrafo anterior, a geologia costuma ser mais específica. Já a geografia humana estuda a conexão entre pessoas e lugares, o que inclui padrões de assentamento, padrões econômicos, etnicidade, distribuição da população, etc.

qual a diferenca entre geologia e geografia 2

A geografia dá uma ênfase maior na relação entre o planeta e a sociedade.

É bom lembrar que ambos os campos de estudo estão em ascensão no mundo devido às constantes mudanças que o nosso planeta sofre, seja de forma natural ou pela ação humana. Por isso, seguir uma carreira nessas áreas pode ser algo interessante para aqueles que gostam de analisar os fenômenos terrestres.

Sabia dessa? Deixe o seu comentário! 😀