Já prestou atenção na sua saliva ficando mais densa depois de um bom tempo se exercitando (entenda que correr atrás do ônibus atrasado/a é exercício também)? Apesar de se tornar desagradável, esta é uma reação normal de nosso organismo. Quer entender mais? Então puxe uma cadeira que já vamos te explicar.

https://www.youtube.com/watch?v=-3D4SRy259o

O que pode estar acontecendo com você é simples: Desidratação.

Quando nos exercitamos, nossos fluidos corporais (seja água ou mesmo nosso sangue) são desviados de nossa boca, estômago e trato gastrointestinal até os nossos músculos. Esta é a explicação do doutor Bob Adams, especialista em Track and Field no comitê de medicina esportiva dos Estados Unidos. Segundo ele, “algumas pessoas se sentem a boca seca, outras, uma saliva densa”.

A saliva é formada em 98% de água, enquanto os outros 2% são constituídos de várias substâncias incluindo muco e eletrólitos. Quando estamos desidratados, nossa saliva pode ficar mais densa já que se forma uma mistura mais concentrada destas substâncias. O “anel branco” que pode se formar em volta dos lábios é como um “combo” de muco e eletrólitos, incluindo sal.

por que saliva densa tricurioso

Como não parecer um cão raivoso após perceber isto? Obviamente, mantenha-se hidratado. Beba quando sentir sede e procure deixar sempre uma garrafinha com líquido perto de você, caso precise dar uma caminhada extra. Adams também sugere gomas de mascar pois quando estamos mastigando chicletes, enzimas digestivas são liberadas em nossa boca deixando-a mais úmida, o que diminui o muco.

Resumindo: Mantenha-se hidratado, TriAtleta! Tenha sempre em mãos uma garrafinha com líquido, para tomar nos intervalos. Gomas de mascar também ajudam, por estimular o organismo a manter a boca úmida. E se o muco persistir mesmo nestes casos, procure assistência médica, para que receba auxílio adequado.

Gostou? Não se esqueça de se hidratar, digo, compartilhar e comentar pra gente! 🙂