Eles se vestem com roupas antigas, vivem em comunidades fechadas, usam carroças puxadas por cavalos como meio de transporte e não utilizam nenhum tipo de tecnologia recente. Se você acha que essa descrição se encaixa perfeitamente em alguma sociedade da Idade Média, saiba que eu estou falando de um povo que vive dessa forma em pleno século 21: os Amish.

Os Amish fazem parte de um grupo religioso que segue os princípios básicos da fé cristã. No entanto, eles têm visões muito particulares sobre temas como o batismo, comunidade, tecnologia e pacifismo, o que acaba os diferenciando de outros membros de comunidades religiosas mais comuns. Eles são principalmente conhecidos pelos seus costumes bastante conservadores e pelo uso restrito de invenções recentes.

As raízes dos Amish remontam ao movimento anabatista do século 16, época da Reforma Protestante. Em 1693, um suíço chamado Jakob Ammann formou seu próprio ramo de anabatismo em seu país e no leste da França. Ammann defendia uma interpretação totalmente literal da Bíblia, o que provocou uma ruptura dos membros da igreja Anabatista tradicional. Os membros que se juntaram a ele viraram os Amish e praticamente todas as comunidades modernas dessa ramificação religiosa ainda são de alguma forma derivadas desse grupo. As primeiras pessoas ligadas à essa crença chegaram nos EUA no início de 1700, tentando escapar da perseguição religiosa e buscando boas terras para cultivar plantações.

quem sao os amish 1

Hoje, existem mais de 40 subgrupos diferentes dos Amish na América do Norte. Cada comunidade tem o seu próprio conjunto de regras, que eles chamam de Ordnung (palavra que significa “ordem” em alemão). A rigidez das regras pode variar de uma comunidade para outra, mas muitas delas se aplicam à maioria das comunidades. Por exemplo, praticamente todos os grupos Amish proíbem o uso de automóveis, o que faz com que os cavalos se tornem o meio de transporte mais utilizado. Eles também exigem que seus membros se vistam de uma maneira simples e que os homens casados ​deixem a barba crescer. Os Amish costumam viver em áreas rurais geralmente muito afastadas dos grandes centros, por isso educam seus filhos até o oitavo ano em pequenas escolas de um único cômodo.

Os Amish são tradicionalmente pacifistas e por causa disso se opõem às guerras e não servem nas forças armadas. Apesar de praticamente todas as comunidades Amish rejeitarem inovações tecnológicas como televisões e computadores, algumas delas ainda permitem o uso de eletricidade na forma de baterias e energia solar. Quando se trata de agricultura, a maioria dos Amish ainda usa cavalos para puxar equipamentos pesados. No entanto, nota-se que recentemente algumas comunidades mais progressistas começaram a permitir o uso de tratores.

quem sao os amish 2

Apesar do estilo de vida Amish ser considerado antiquado em comparação com a sociedade moderna, esse grupo têm obtido um crescimento populacional regular. Sua população praticamente dobrou nas últimas duas décadas para um total de mais de 265.000 membros, sendo que metade deles tem menos de 18 anos. Atualmente, existem aproximadamente 450 assentamentos Amish na América do Norte, sendo que as maiores populações podem ser encontradas nos estados americanos da Pensilvânia, Ohio e Indiana.

Já tinha ouvido falar desse grupo? Deixe o seu comentário!