Nuvem é o nome que se dá ao conjunto de massas de água ou pequenos cristais de gelo que se encontram suspensos na atmosfera após terem passado por um processo de condensação. As nuvens podem ter inúmeras formas, sendo que todas elas sofrem variações de acordo com a sua constituição, dimensão e distribuição espacial.

Toda essa variedade de características das nuvens acaba gerando fenômenos e situações bastante peculiares, não só no nosso planeta, mas também em todo o espaço sideral. Se você ficou interessado em saber mais sobre as nuvens, aqui estão listadas 11 curiosidades que farão chover conhecimento sobre você.

1. Uma grande nuvem de tempestade pode chegar a pesar o equivalente a 200 mil elefantes.

2. Existem nuvens que se parecem com ondas no oceano. Chamadas de Kelvin-Helmholtz, elas se formam entre duas camadas de ar com diferentes densidades e velocidades.

curiosidades fascinantes sobre as nuvens 1

3. Distante a aproximadamente 10.000 anos-luz da Terra, existe uma enorme nuvem de álcool no espaço. Supostamente ela teria álcool suficiente para preencher 400 trilhões de litros. Para acabar com tudo isso, todas as pessoas na Terra teriam que beber 300 mil litros por dia durante 1 bilhão de anos.

4. Existe uma nuvem no espaço que tem 100 trilhões de vezes a quantidade de água presente na Terra.

5. Phoenix, uma sonda espacial não-tripulada da NASA, detectou nuvens em Marte, apesar delas serem muito menos densas que as encontradas na Terra.

6. Existe um tipo de nuvem chamado Mammatus que recebeu esse nome por causa de sua semelhança com peitos.

curiosidades fascinantes sobre as nuvens 2

7. A fábrica da Boeing em Seattle é tão grande que nuvens de chuva já se formaram dentro das instalações. Por isso, foi necessário a instalação de um sistema de circulação de ar de última geração.

8. O planeta HD 189733b possui nuvens carregadas de partículas de sílica, que por sua vez provocam chuvas de vidro fundido.

9. Arco-íris de fogo é um fenômeno raro que acontece quando a luz do sol é refletida por cristais de gelo hexagonais nas nuvens do tipo cirro. Ele recebeu esse nome por causa de sua aparência semelhante a uma chama.

curiosidades fascinantes sobre as nuvens 3

10. As nuvens que se parecem com escamas de peixe podem ser um indicador bastante confiável de uma mudança no clima (geralmente chuva) nas próximas 6-12 horas.

11. Durante a Guerra do Vietnã, os EUA realizaram uma operação chamada “Operation Popeye”, uma missão que tinha como objetivo estimular a formação de nuvens no Vietnã para prolongar a estação das chuvas e consequentemente causar enchentes e deslizamentos no território inimigo. Depois que a operação foi abandonada em 1974, as Nações Unidas proibiram os procedimentos de modificação do clima para fins militares.

Já conhecia alguma dessas? Deixe o seu comentário!