Quando era mais nova, praticava patinação artística e adorava voar e rodopiar sobre as rodas, este interesse acabou despertando em mim grande vontade de aprender a também andar de skate e, apesar de jamais ter conseguido equilíbrio sobre ele, sempre tive uma curiosidade… Afinal, quem inventou o skate? Vamos descobrir!

Ao pesquisar sobre o fato, descobri que patins e skates estão unidos desde sua invenção, isto porque historiadores acreditam que o skate tenha sido inventado por um jovem durante o século XX, por volta de 1918, a partir do patins de sua irmã. Seu nome era Doc Ball e no início, ele usava o joelho apoiado na estrutura enquanto seu outro pé era o responsável pelo impulso. Ou seja, mesmo que Doc não ficasse em pé, foi assim que surgiu o primeiro skate. Porém, foi só nas décadas de 30 e 40 que aquela pequena invenção começou a evoluir, porém a passos lentos. Nesta época o acessório esportivo era feito através de caixotes com rodas e era necessário o apoio das mãos para dar o impulso.

quem inventou skate tricurioso

O skate como conhecemos hoje só foi surgir na década de 50 onde era possível equilibrar-se em pé, porém foi na década de 60 que se tornou extremamente popular. Nesta época, os surfistas da Califórnia tiveram grande importância já que desejavam ‘surfar’ não apenas no mar como nas ruas também. Foi assim que nasceram os primeiros shapes com rodas, dando origem ao sidewalk surf – surf de calçada. Aqui nas terras tupiniquins o acessório surgiu também nos anos 60 quando filhos de diplomatas trouxeram dos Estados Unidos as primeiras peças, já sua popularização se iniciou na década de 70. Hoje cerca de 6% das casas brasileiras possuem um skatista.

Gostou da curiosidade? Comente!