Seja para comer, pagar alguma conta ou comprar algo divertido, é inevitável que tenhamos de usar dinheiro praticamente todos os dias e com ele, vemos sempre um carinha curioso chamado cifrão. Afinal, como ele surgiu?

Apesar de haverem inúmeras hipóteses sobre a origem do cifrão, a mais aceita pelos historiadores é de que esta deriva do árabe ‘cifr’. Esta teoria diz que o herói Hércules em uma de suas aventuras teria rachado uma montanha ao meio, assim ligando o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico. Desde feito foram originadas colunas as quais receberam o nome de Colunas de Hércules. Porém, foi no ano 711 que o general Djebel-el-Táriq que, ao conquistar a Espanha, ordenou que fosse gravada em diversas moedas uma linha com a forma da letra S, assim simbolizando o difícil caminho percorrido ate a conquista. A dita linha servia para simbolizar justamente as Colunas de Hércules já que eram consideradas ícones de poder, perseverança e força.

qual origem cifrao tricurioso 1

A história conta que Táriq partiu da Arábia, cruzou o Egito, caminhou pelos desertos do Saara e da Líbia, marchou pela Tunísia, Argélia e Marrocos até então criar o canal supostamente criado pelo herói grego, assim podendo invadir a Espanha. Durante o século VIII este canal foi chamado de Djebel, porém hoje, após um novo batismo, foi chamado de Estreito de Gibraltar.

É bizarro como algumas histórias se cruzam e originam ícones tão marcantes não acha? Comente!