Sempre que paro para assistir Os Simpsons, percebo que o Barney está quase sempre bêbado. E você já percebeu que ele arrota e soluça a todo momento? No desenho, os soluços estão comumente associados à embriaguez do personagem e isso levanta uma questão interessante. Afinal, por que o álcool causa soluços?

O nosso sistema respiratório é como uma bomba de ar comum. Situado abaixo dos pulmões está uma camada plana de músculo chamada diafragma, que se movimenta quando inalamos permitindo que os pulmões se expandam e captem o ar. Obviamente, o cérebro é o grande responsável pelos comandos dessa bomba. O cérebro envia sinais através dos nervos conectados ao diafragma para fazê-lo se mover para cima ou para baixo.

No entanto, devido a razões ainda desconhecidas, o cérebro algumas vezes força o diafragma de forma abrupta, fazendo com que os pulmões absorvam muito ar rapidamente. Quando um grande volume de ar entra, a mudança repentina de pressão dentro de nossas gargantas faz com que uma parte estreita dela, a laringe, se aperte ou feche reflexivamente. É esse “aperto” temporário que produz o som característico. Basicamente, um soluço é o resultado de uma contração involuntária ou espasmos do diafragma que sufocam imediatamente a entrada de ar.

por que o alcool causa solucos 1

Embora não saibamos o motivo exato pelo qual o cérebro força o diafragma a se mover repentinamente, algumas coisas parecem desencadear essas alterações mais facilmente. Estas incluem uma irritação do nervo responsável pelo movimento, uma expansão do estômago devido ao excesso de gás, a movimentação do ácido no estômago, e finalmente, o aumento de emoções, como euforia e medo.

Observe que o álcool pode desencadear tudo isso. O álcool é fundamentalmente um ácido e irrita o nervo citado anteriormente. Além disso, bebidas alcoólicas como cerveja e champanhe são carbonatadas e esse dióxido de carbono pode expandir o estômago, movendo o diafragma. Este excesso de gás não só fará você arrotar excessivamente, como também desencadeará um ciclo vicioso de soluços.

Então, se você sofre algum tipo de problema relacionado aos soluços, talvez deixar o álcool de lado seja uma medida a ser considerada. A não ser que você seja o James Bond, que apesar de gostar de “tomar uma caninha”, não fica soluçando por aí e ainda consegue seduzir mulheres lindas e combater seus inimigos.

Interessante, não é mesmo? Deixe o seu comentário!