Quando eu era pequeno adorava ver VHSs de filmes e desenhos animados, inclusive um deles era das produções destinadas ao personagem Scooby-Doo que recebeu séries animadas, filmes animados e também em live-action. Chego a dizer que o meu cachorro de ficção favorito seja o pequeno Scooby, afinal ele é bem engraçado, ainda mais junto com o seu parceiro Salsicha. Falando nessa amizade, já fizemos um post aqui no blog falando como esses dois se conheceram. Bom, mas hoje iremos tirar um dúvida que persiste em minha e talvez na sua mente também: Afinal, qual a raça do Scooby-Doo?

Originalmente, o cão iria se chamar Too Much e seria da raça Sheepdog, naquela época os criadores do seriado  – Joe Ruby e Ken Spears – tomaram essa decisão pois temiam que o personagem ficasse parecendo uma cópia do personagem de quadrinhos Marmaduke, que é bastante semelhante a Scooby. Porém, a ideia foi rejeitada por Fred Silverman, que naquele tempo era o responsável pela programação diária da CBS e não foi aprovada até ele se tornar um dogue alemão novamente. Sim, o Scooby é um dogue alemão. Mas calma, tem muita coisa para falar ainda.

qual a raça do scooby doo1

Segundo alguns especialistas, cães da raça dogue alemão geralmente possuem costas retas, um queixo pequeno e pernas retas e musculosas. O nosso querido Scooby, mesmo sendo desta raça, acaba não tendo muitas características semelhantes com a mesma. Dentre as semelhanças podemos citar o fato do personagem ser um cachorro de porte grande e também ser bastante amigável com pessoas que ele conhece. Mas se ele é um dogue alemão, por que ele não se parece com um? Iwao Takamoto, que criou o design original do personagem, assume a culpa sobre tal erro. Segundo o que ele diz, ele teria recebido a tarefa de desenhar o personagem nisso ele também foi informado que a raça do Scooby Doo seria dogue alemão.

Após ter tudo em mãos, Takamoto decidiu conversar com um colega de trabalho que criava cães dessa raça e depois de ficar sabendo as características do animal, ele chegou a conclusão de que não era aquilo que ele queria para o personagem, por isso na hora de desenhar o Scooby-Doo ele acabou aplicando as características de um dogue alemão, só que ao contrário. Isso explica o fato do Scooby ter pernas arredondadas e um queixo largo, duas características que não são consideradas normais em um dogue alemão. Veja abaixo como seria o personagem na vida real:

scooby doo na vida real

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo 😀