Hoje é terça-feira, meus amigos, e eu mal posso esperar pelo final de semana. Esta sim é uma benção que todos temos após cinco longos dias de trabalho e correria. Mas afinal, quem foi o gênio que inventou o final de semana?

Pois bem, tudo começou após a Revolução Industrial quando a classe operária da Inglaterra lutou por direitos de trabalho mais justos e menos exploratórios. Logo, o final de semana é uma conquista recente que data do século 19. Até este momento, folgas eram possíveis apenas por motivos religiosos e o funcionário não recebia pelo dia que não trabalhava. Ou seja, nesta época as pessoas trabalhavam de segunda a segunda em horários absurdos e mal tinham tempo e/ou dinheiro para viver e se divertir.

Final de semana

Mal posso esperar por este momento…

Quando finalmente os trabalhadores foram ouvidos e receberam seus direitos, foi o momento de escolher quando seria este repouso e curiosamente a escolha foi feita: sábado e domingo. Mas por quê? Antigamente, durante a Roma Antiga, aqueles adeptos às religiões pagãs guardavam o sábado para orar ao deus Saturno já que este era quem regia a agricultura, logo era no sábado que todos os ‘fiéis’ agradeciam pelas ótimas colheitas anteriores e pediam por dias ainda melhores. Já domingo vem da tradição cristã por ser um dia considerado sagrado, isto porque Jesus ressuscitou dos mortos em um domingo, logo foi este o dia escolhido para que os fiéis pudessem frequentar suas missas e cultos mais tranquilamente.

Você conhecia esta história? Comente!