Hoje em dia, a Internet abriga provedores de e-mails, lojas de comércio online, redes sociais, serviços de streaming, entre outras plataformas virtuais. Essa grande variedade de serviços acaba trazendo um número cada vez maior de usuários para a rede mundial de computadores, o que gera uma alta demanda por boas conexões. No entanto, os tradicionais cabos usados na Internet fixa não podem ser colocados de qualquer jeito e por toda parte. Eles exigem uma grande infraestrutura para funcionar de maneira adequada e essa é a principal razão da carência de uma Internet de qualidade nas áreas rurais. Por causa disso, a tecnologia da Internet via satélite têm sido apontada como a solução para a falta de conexão em lugares mais remotos. Que tal conhecer um pouco mais sobre ela?

Para implementar essa tecnologia, são necessárias basicamente três coisas: um satélite, uma antena de recepção e um modem que conectará o assinante à rede. O satélite usado nesse tipo de operação precisa ser geoestacionário, ou seja, ele se encontra aparentemente parado com relação a um ponto fixo da Terra. No solo, os assinantes instalam uma antena que transmite e recebe dados do satélite através de uma conexão em banda Ka (frequências de 27 e 40 GHz). A antena do assinante também se encarrega de enviar os dados para o modem, que por sua vez os transforma em pacotes IP , conectando-os à rede local e à Internet.

como funciona a internet via satelite 1

Antena usada na recepção do sinal do satélite.

A Internet via satélite tem a vantagem de não precisar se preocupar com obstáculos como montanhas e edifícios. No entanto, a natureza concentrada dessa tecnologia significa que apenas um pequeno trecho da Terra pode ser atendido pelos seus feixes de sinais e afastar-se desse alcance pode prejudicar drasticamente a recepção dos dados. Além disso, essa tecnologia não é muito aconselhada para quem pretende usá-la para jogar online, devido a sua latência alta. Outro fato interessante é que por se tratar de uma tecnologia muito cara, a Internet via satélite tem sido usada majoritariamente por grandes corporações e não usuários comuns.

Tudo isso indica que o uso dos cabos deverá continuar em alta, pelo menos por mais alguns anos. Os cabos também são mais confiáveis pelo simples fato de proporcionarem uma conexão definitivamente mais rápida. O sinal enviado de um satélite para o assinante deve percorrer milhares de quilômetros pelo ar e seu funcionamento também pode ser comprometido por fatores climáticos, como a chuva. Ainda assim, vários especialistas na área de redes insistem em rotular a Internet via satélite como a “onda do futuro”, mas isso só o tempo poderá dizer.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!