Hoje nosso amigo Rômulo escreveu algumas curiosidades sobre o relógio e dentre elas citou a cronostase, palavra difícil que explica as diversas vezes que olhei para o relógio e acreditei fortemente que o mesmo estava parado. Mas afinal, o que é isso? Por que ocorre?

A cronostase, palavra que deriva do grego chrónos – tempo – e στάσις – paralisação – consiste na ilusão criada após um movimento sacárico (movimento rápido dos olhos) onde sentimos o tempo se prolongar. Esta experiência fica mais clara quando tentamos rapidamente observar o ponteiro dos segundos do relógio e acreditamos que o mesmo está parado. Isso ocorre porque quando os olhos se movimentam rapidamente, pra o cérebro é como se o observador estivesse olhando para o relógio por um tempo maior do que realmente esteve, assim causando este ‘bug’ cerebral relacionado ao ponteiro de segundos.

o que e cronostase tricurioso 1

O curioso é que isso acontece com bastante frequência, porém são em poucas situações que realmente temos esta sensação. Pesquisadores explicam que isso ocorrem porque o cérebro tenta preencher a lacuna que ocorre quando você olha de um ponto a outro. Segundo eles, a ilusão é causada pelo mecanismo responsável pela sensação de continuidade que o cérebro produz para que nossa consciência esteja sempre ativa. Porém se engana quem acredita que a cronostase só ocorre através da visão. Estudos apontam que o mesmo ocorre com estímulos auditivos e isso pode ser observado ao discar em um aparelho telefônico distante do ouvido, assim o aproximando apenas quando a chamada inicia. Você provavelmente acreditará que o primeiro tom emitido será mais longo que os demais, mesmo que o intervalo entre um e outro seja exatamente igual.

Curioso, não acha? Comente!